Equatorial explica por que segundas-feiras têm maior probabilidade de queda abrupta de energia em Goiás
Em apenas um ano, Goiás chegou a 3,5 mil casos desta natureza, causando prejuízos à rede elétrica


Em apenas um ano, o número de colisões com postes de energia chegou a 3,5 mil, conforme dados da Equatorial Goiás, divulgados durante a campanha Maio Amarelo — mês de conscientização aos acidentes de trânsito.
Dentre as cidades com mais registros estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Anápolis, seguidas de Catalão, Senador Canedo e Jataí.
De acordo com a concessionária de energia que atende o estado, a maior parte das ocorrências costuma ocorrer nas segundas-feiras, em especial no período da manhã, entre às 06h e 12h, o que representa 42,6% dos casos.
Este horário, não à toa, também coincide com o final do fim de semana, quando o resultado do consumo de bebidas alcoólicas é mais frequente entre os motoristas. Isso é enfatizado por outro dado: nas noites de sexta-feira e madrugadas de sábado, o risco de acidentes dessa natureza também aumenta.

Poste ficou avariado após a batida. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Ainda conforme o levantamento, apesar do número alto de incidentes, apenas um em cada dez motoristas é identificado e permanece no local após colidir com um poste, o que representa 5% dos condutores.
O relatório também apontou uma média de dez postes derrubados todos os dias, sendo que motoristas homens, entre 18 e 34 anos, representam a maior parte dos responsáveis.
Segundo a Equatorial, em casos de colisão com postes, o condutor precisa pagar todos os custos relacionados à substituição e reparo da infraestrutura danificada, conforme previsto no Código Civil.
Além de causar danos na estrutura em si, esses tipos de abalroamentos podem causar prejuízos à população, uma vez que toda a rede de energia elétrica é afetada, até que equipes técnicas realizem o conserto e, em alguns casos, a substituição total.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás