Preços de alguns alimentos podem cair em Goiás após taxação dos EUA ao Brasil
Vale pontuar que essa queda nos preços não é certa, nem uniforme - dependendo de vários fatores
Apesar de prejudicar as exportações brasileiras, a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos pode resultar na redução dos preços de diversos produtos no mercado interno, como o caso do açúcar, da carne bovina e também do café, especialmente em Goiás. Isso porque a medida americana tende a aumentar a oferta local, pressionando para baixo os valores ao consumidor goiano.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) apontou que o setor agropecuário do estado será diretamente impactado. Um dos maiores produtores de carne bovina do país, Goiás poderá ver parte da produção, antes destinada ao mercado externo, ficar disponível para o consumo interno, alterando a dinâmica de preços.
O mesmo vale para o açúcar, com o estado sendo um dos maiores produtores nacionais do produto, vide o Grupo Jalles Machado, com sede em Goianésia, que no balanço de 2024 registrou uma produção recorde de 448,2 mil toneladas, sendo boa parte destinada ao mercado externo.

- Mãe do adolescente Gabriel Lucas, que morreu ao se enroscar em fios soltos em Anápolis, cobra justiça pelo filho
- Em ascensão, rapper anapolino do hit “Eu te entendo Oruam” vai se apresentar no maior festival de Trap do país
- Caso de goiana que sofreu tentativa de estupro no metrô de Paris leva francesa a desabafar e dizer que o Brasil é mais seguro
Com as tarifas desestimulando que os Estados Unidos mantenham os mesmos padrões de importação, essa produção poderá escoar para o mercado interno brasileiro, baixando o preço nas prateleiras.
Não é uma certeza
Vale pontuar que essa queda nos preços não é certa, nem uniforme. Os custos elevados da produção obviamente irão se manter, incluindo insumos, transporte e mão de obra e quando aliados à valorização do dólar, podem limitar a redução dos valores finais para os goianos.
Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem buscado novos mercados em países da Ásia, Europa e Oriente Médio para absorver a produção brasileira. Essa estratégia pode aliviar o excesso de oferta interna e reduzir a pressão por queda nos preços.
Produtores também podem ajustar sua produção para evitar estoque excessivo, com medidas como a redução temporária do abate de gado ou o aumento da produção de etanol em substituição ao açúcar.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!





