Passe Livre Estudantil em Anápolis sai ainda este ano, garante Governo Estadual
Em março de 2015 o secretário de Governo do Estado de Goiás, Henrique Tibúrcio, juntamente com o prefeito de Anápolis, João Gomes (PT), anunciaram a chegada do Passe Livre Estudantil na cidade.
A previsão era de que o benefício fosse implementado no segundo semestre e beneficiasse, pelo menos, 15 mil estudantes que usam diariamente o sistema público de transporte.
Como o mês de setembro já caminha para se encerrar, e o Passe Livre Estudantil ainda não é uma realidade no município, a reportagem do Portal 6 procurou a Secretaria de Governo do Estado – SEGOV e a Prefeitura de Anápolis, via Companhia Municipal de Trânsito e Transportes- CMTT, para saber se ele saiu ou não como o prometido.
A resposta da CMTT foi de que a Prefeitura já cumpriu com a parte dela, que era a de fazer os estudos para a implantação do benefício e repassá-los ao Governo Estadual. Já a Superintendência da Juventude da SEGOV, responsável pelo programa Passe Livre Estudantil, disse que a promessa ainda está de pé e a sua implantação depende apenas de ‘detalhes legais e operacionais’.
“A determinação do governador Marconi Perillo e do secretário Henrique Tibúrcio é que dê início à implantação e funcionamento do projeto o mais rápido possível. Estamos aguardando detalhes legais e operacionais para iniciar sua execução, viabilizando para que se efetive ainda neste segundo semestre”, garante o superintendente Leonardo Felipe.
Benefício
Anápolis será a primeira cidade do interior de Goiás a receber o Passe Livre Estudantil, reivindicação desde os protestos de 2013. Seguindo o mesmo modelo da capital, cada estudante terá direito a uma quantidade de 46 passes mensais, que representam 23 viagens contando o trajeto de ida e volta. Estudantes de pós-graduação também poderão contar com o benefício.