Julho pode ser o primeiro mês do ano sem registro de chuvas em Anápolis
Estiagem antecipada pode refletir severamente sobre os meses de agosto e setembro, costumeiramente os mais secos na cidade
Atualizado às 23h57 com correção
Os últimos dias de julho estão chegando ao fim acompanhados de algo inédito neste ano em Anápolis: a estiagem. Não chove na cidade desde meados da primeira quinzena de junho.
O fenômeno ocorre principalmente pela antecipação dos efeitos climáticos do inverno no Cerrado, como tempo seco, baixa umidade, maior frequência do vento e temperaturas mais amenas.
- Professora do IFG Anápolis é finalista em prêmio nacional de literatura e garante: “cultura goiana valorizada”
- Anápolis é alvo de operação policial para combater tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
- Procon Anápolis autua empresa dona do Facebook após descobrir esquema ilegal de venda de cigarros eletrônicos
Porém, a ausência de chuvas traz mais problemas que benefícios e pode refletir na agricultura e no volume dos rios, aumentando a perspectiva de piora da situação nos meses de agosto e setembro, que costumeiramente são mais os mais quentes e secos do ano.
Como mostra no infográfico do INPE/CPTEC, até a próxima quinta-feira (27) a possibilidade precipitação é zero, com a temperatura oscilando entre mínima de 15ºC a 28ºC durante o período.

Daí até o dia 31, caso a previsão do tempo se fruste, cairiam apenas chuvas isoladas, de curta duração e com incidência nas partes mais altas da cidade.





