Vacinas da Pfizer chegam em Anápolis e Semusa divulga quem serão os contemplados
Pasta montou logística especial para aplicação da doses do imunizante, que requer conservação em baixas temperaturas
Um total de 4.680 doses da vacina Pfizer chegaram em Anápolis nesta quarta-feira (12) e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram acondicionadas em temperatura recomendada pelo fabricante. Por ser um imunizante conservado em baixa temperatura, a pasta adotará uma estratégia específica.
“Os frascos podem ser guardados por até 14 dias, mas após a retirada do congelador deve ser armazenada apenas por cinco dias. Por isso, a Prefeitura optou por um esquema mais intenso que permite a dispensação de forma ágil e segura”, explica o secretário Júlio César Spíndola.
De acordo com o titular da Semusa, neste sábado (15) e domingo (16) ocorrerá uma mobilização para aplicar a vacina da Pfizer em gestantes, puérperas (45 dias pós-parto) e pacientes imunossuprimidos. O ponto exclusivo será no Ginásio Internacional Newton de Faria, em sistema drive-thru, das 8h às 16h.
Conforme a pasta, estes grupos foram escolhidos porque após a orientação da Anvisa e do Ministério da Saúde de suspender a aplicação da AstraZeneca em gestante, os mesmos órgãos recomendam o uso do imunizante da Pfizer. “Já os pacientes imunossuprimidos foram definidos por se tratar de um grupo condizente com a quantidade enviada do imunizante”, pontua o secretário.
Para se cadastrar, a pessoa deve acessar o site vacina.anapolis.go.gov.br/cadastrar e preencher todo o formulário. Para gestantes é necessário o exame de gravidez e puérperas, a certidão de nascimento do bebê. Pacientes imunossuprimidos já estão cadastrados por lista conforme o programa de tratamento.