Modernidade e tecnologia: conheça as novidades que vão elevar ainda mais o padrão da Base Aérea de Anápolis

Principal motivador de toda a reformulação é o F-39E Gripen, mais novo caça da FAB que será operado por esquadrão especializado do município

Caio Henrique Caio Henrique -
Modernidade e tecnologia: conheça as novidades que vão elevar ainda mais o padrão da Base Aérea de Anápolis
Gripen é o mais novo caça da Força Aérea Brasileira. (Foto: Divulgação/ Comando da Aeronáutica)

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou imagens exclusivas do F-39E Gripen, a mais nova aeronave de caça que será utilizada em solo – ou melhor – nos céus brasileiros.

O primeiro avião entregue à FAB já esteve, inclusive, presente na Base Aérea de Anápolis (BAAN), enquanto estava sendo preparado para a cerimônia do Dia do Aviador, celebrado no dia 23 de outubro.

gripen fab 2
gripen fab 3
gripen fab 4
gripen fab 5
gripen fab 2
gripen fab 3
gripen fab 4
gripen fab 5

E a unidade anapolina é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), o Esquadrão Jaguar, que será a vanguarda da Aeronáutica na operação da aeronave.

A responsabilidade é tanta que todo o local está passando por uma reformulação para conseguir comportar o caça de maneira adequada.

Hangar, hangaretes, pátios de estacionamento e até prédios de administração fazem parte das reformas que visam aumentar a qualidade das instalações envolvidas na manutenção do Gripen.

O avião, que tem origem na Suécia, é uma das maiores referências em modernidade e tecnologia dentro do campo da aviação atual.

Ele vem para assumir o legado deixado pelo Mirage 2000, caça francês que atuou oficialmente no Brasil entre 2005 e 2013.

A nova infraestrutura atenderá também o KC-390, outra novidade da Aeronáutica – desta vez com foco no transporte de cargas.

A expectativa é de que tanto as entregas das unidades do caça sueco, quanto as reformas na BAAN, sejam finalizadas ainda na primeira metade de 2022.

Caio Henrique

Caio Henrique

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade