Após alerta de Goiânia, Anápolis também confirma surto de doença que atinge principalmente crianças
Transmissão se dá pelo contato e adultos também podem ser contaminados. Número de casos no município já supera o da capital

Não é apenas Goiânia que está passando por um surto da síndrome mão-pé-boca (SMPB). É que enquanto a capital recebeu a notificação de três casos, Anápolis já registrou 10.
Ao Portal 6, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou esse número e afirmou que todos vieram de três unidades escolares. O nome delas, porém, não foi revelado.
Questionada se tinha a pretensão de emitir algum alerta para os pais, a pasta informou que um trabalho de conscientização já é realizado rotineiramente, mas que será intensificado devido ao surto atual.
A infecção, que atinge majoritariamente crianças abaixo de 06 anos, mas que também podem acometer adultos, é causada pelo vírus Coxsackie e pode ser transmitida através de contato com gotículas respiratórias de saliva e muco nasal, fezes e manuseio em superfícies e objetos que contenham o vírus.
Leia também
- Oportunidade: curso gratuito em uma das carreiras mais promissoras tem vagas abertas em Goiás
- Morador de Anápolis encontra corpo em área de pastagem e chama a polícia
- Inscrições abertas para curso gratuito em Anápolis que quem faz pode sair direto para entrevista de emprego
- Competição em Anápolis para quem gosta de correr e “tomar umas” está com inscrições abertas
Os sintomas mais comuns são febre alta, íngua no pescoço, falta de apetite, dificuldade para deglutir, manchas vermelhas com vesículas branco acinzentadas na boca, amígdalas e faringe.
Não existe vacina para conter o vírus, mas algumas medidas são eficazes para diminuir o contágio, como por exemplo: medidas adequadas de higiene pessoal, como a lavagem frequente de mãos com água e sabão.
Nos ambientes também são necessárias algumas medidas de higiene, como a limpeza e desinfecção de superfícies que são frequentemente tocadas e itens sujos, sendo que pessoas com a enfermidade também precisam ficar em isolamento até se recuperarem totalmente.