Encabeçada pelos CRAS, rede de proteção social oferece ajuda para pessoas em vulnerabilidade

Em situações extremas, população anapolina pode procurar apoio em programas sociais disponíveis no órgão

Lucas Tavares Lucas Tavares -
CRAS Leste, localizado na Praça Sol Nascente, no Jardim Alvorada, em Anápolis. (Foto: Lucas Tavares)

O caso da mulher que foi encontrada morando em uma barraca no meio de uma mata em Anápolis fez muitas pessoas pararem para refletir sobre a vulnerabilidade social.

A situação foi considerada atípica pela Prefeitura. Ela foi resgatada por policiais da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), que a auxiliaram na locação de uma casa.

Para evitar que situações extremas como essa aconteçam, há uma estrutura do Poder Público voltada a amparar os que mais precisam.

Em Anápolis, assim como em outras cidades do Brasil, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) tem um papel fundamental nisso.

É através dele que grande parte da população vai ter acesso a serviços essenciais, como alimentação, oportunidades de cursos e vagas de emprego.

Subordinado à Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, o CRAS Leste, localizado no Jardim Alvorada, é referência nesse quesito.

Técnico de Referência em Psicologia, o servidor Adailton Souza explicou como funciona o contato com os moradores e quais são as possibilidades.

“O CRAS atende em várias circunstâncias. A gente oferece, através de parcerias, cursos profissionalizantes. Toda quinta-feira temos o SINE e o espaço da oportunidade, para dar condições de a pessoa procurar trabalho e especialização”, disse ao Portal 6.

Jovens de 14 a 16 anos podem participar do Aprendiz Anápolis e garantir o primeiro emprego, com contrato de até dois anos.

Além da inserção no mercado de trabalho, outro foco das ações é na primeira infância, ou até antes disso, com acompanhamento de mulheres grávidas.

“O programa criança feliz atende grávidas e crianças até 03 anos, ou 06 se tiver alguma deficiência. Procuramos trazer para essas mães assistência, informações sobre educação, sobre a saúde dela e da criança”, explicou.

A situação de vulnerabilidade da família é verificada através do Cadastro Único (CadÚnico) que pode ser feito das 08h às 17h no Centro de Referência mais próximo.

É com o CadÚnico que se tem acesso a programas sociais do Governo Federal e Estadual, como Auxílio Brasil e Mães de Goiás.

Doações de alimentos, fraldas, kits de higiene e as cestas verdes, por meio do Banco de Alimentos, além do serviço gratuito de castração de animais são organizados pelo CRAS.

Na Praça Sol Nascente há inclusive espaço para lazer, esporte e cultura, como quadra, parque de diversão e biblioteca.

Centros de Referência da Assistência Social de Anápolis

CRAS Norte
Av. do Estado – Vila Norte (Antiga Casa Brasil)
Contato: (62) 3902-2639

CRAS Sul
Rua Copa 23, lote 4, residencial Copacabana (ao lado do feirão Reny Cury)
Contato: (62) 3902-1539

CRAS Leste
Avenida JK, quadra 12, S/N, Jardim Alvorada (Praça CEU Jardim Alvorada)
Contato: (62) 3902-1573

CRAS Leste II
Rua Antônio de Souza França, quadra 9, lote 22 (conjunto habitacional Filostro Resende Machado)
Contato: (62) 3902-1725

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade