Carros abandonados nas ruas de Goiânia são desafios para mobilidade e segurança
Ao Portal 6, gerente de fiscalização da Seplanh explicou como população pode colaborar para sanar o problema na capital


O abandono de veículos é um problema recorrente nas ruas de Goiânia. Além de gerarem transtornos para a fluidez do trânsito, encontrar as carcaças abandonadas na via pública pode acabar deixando a população temerosa.
Para entender o que é feito para sanar essa questão na capital, o Portal 6 conversou com João Perez, gerente de Fiscalização de Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).
O fiscal explicou que qualquer cidadão pode denunciar um veículo que esteja abandonado nas vias públicas do município.
“Nós recebemos as reclamações geralmente, pelo sistema de atendimento @156 da Prefeitura. Nossa primeira ação é ir até o local e tentar notificar o proprietário do bem, para que possa retirá-lo dali, em um prazo padrão de 24h a 48h”.
“Caso ele não seja localizado para notificação ou não cumpra o prazo determinado, aí sim nós fazemos a apreensão do veículo”, detalhou.
João afirmou também que o serviço de guincho da Prefeitura pode ser feito a qualquer momento do dia – seja no período noturno ou diurno.
O gerente da Seplanh destacou que, nos últimos 12 meses, foram realizadas cerca de 60 remoções de carcaças em pontos públicos de Goiânia, sendo que aproximadamente 20 delas ocorreram em 2022.