Detran faz importante alerta para quem usa moto elétrica em Goiás
Ao Portal 6, o órgão explicou que condutores estão sujeitos às mesmas regras dos veículos tradicionais

Para driblar a alta nos preços dos combustíveis, as motos elétricas se tornaram uma opção viável e que não pesa tanto no orçamento familiar.
Além disso, o baixo custo de manutenção e a facilidade para encontrar vagas de estacionamento são outros atrativos deste tipo de veículo.
No entanto, os condutores ainda possuem dúvidas sobre quais regras seguir, uma vez que não existe ainda legislação específica para este tipo de condução.
Questionamentos sobre a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento, uso do capacete e pagamento de IPVA são comuns entre os motoristas.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Portal 6 buscou respostas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Segundo o órgão, por causa da potência e velocidade que alcançam, as scooters elétricas são consideradas equivalentes às motos a base de combustíveis fósseis
Leia também
- Revelada identidade de jovem que morreu após capotamento em rodovia de Goiás
- Familiares de empresária morta pelo ex-marido em Anápolis organizam carreata de mobilização para Júri Popular
- Avião com deputado estadual sofre pane e faz pouso de emergência em Goiás
- Câmera flagrou briga com faca dentro de cozinha de badalado gastrobar de Goiânia
“Portanto, todos os condutores devem responder às mesma normas admitidas e imputadas aos condutores de veículos de duas rodas (semelhante às motocicletas), assim como necessidade de obtenção de CNH e emplacamento do veículo, além das normas obrigatórias de segurança”, informou o Detran-GO em nota ao Portal 6
“Os condutores deste tipo de veículo precisam atender algumas exigências, como usar capacete de segurança (piloto e passageiro), além de serem obrigados a possuir Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). A ACC pode ser substituída pela Carteira Nacional de Habilitação”, reforça o órgão
Já no caso de infrações, se o agente de trânsito flagrar o veículo circulando com alguma irregularidade, o item pode ser retido e levado ao centro pátio
Mesmo com as exigências estabelecidas, os órgãos executivos do estado ainda seguem sem formas de monitorar e registrar as scooters elétricas.
“Todo veículo, automotor ou elétrico, prescindem de atendimento de duas obrigações. Registro e emplacamento e habilitação para conduzir . No caso dos cicloelétricos, os órgãos máximo executivo de trânsito ainda não encontrou uma forma para registrá-los. Motivo pelo qual, eles circulam sem placas e não pagam licenciamento”, emenda o Detran-GO.