6 alimentos que têm nomes que você não sabia
Cuidado ao chegar em outras cidades brasileiras e se deparar com um cacetinho, jerimum e um ju-ju din-din
O Brasil é um país extenso e ele é grande não só em questões territoriais, mas também quando se trata de cultura, costumes e sotaques. É por conta disso que é muito comum você chegar em uma cidade diferente e procurar por certos alimentos e não encontrar.
E não, não é porque não tem essa comida lá, é porque, simplesmente, as pessoas deram outro nome para o alimento, mas se trata da mesma coisa!
6 alimentos que têm nomes que você não sabia:
1. Abóbora
Sabia que a abóbora é uma fruta, assim como o tomate? E, acredite, essa não é sua única curiosidade.
É muito comum você chegar na região nordeste do Brasil e se deparar com um “jerimum” e não com a abóbora, que a maioria das pessoas conhecem.
2. Tangerina
É impossível fazer uma lista desses alimentos e não incluir a tangerina, já que ela possui mais de cinco nomes espalhados pelo país.
No Sudeste é conhecida como “tangerina”, no Sul, a galera come “bergamota”, já no Nordeste, é chamada de “mimosa” e “laranja-cravo”.
Existem ainda outras variações como “mandarina”, “fuxiqueira” e “manjerica”. E aqui em Goiás também a chamam de “poncan” ou “mixirica”.
3. Mandioca
Outro alimento também muito conhecido e que possui mais de um nome é a mandioca.
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, ela é chamada de “aipim”. E além disso, ela também é conhecida por “castelinha”, “uaipi” e “macaxeira”.
4. Pão Francês
Antes de ir para o Rio Grande do Sul, não se assuste quando for comprar um pão francês, porque os gaúchos o chamam de “cacetinho”.
E não para por aí, em outras regiões do país o tradicional alimento da padaria recebe o nome de “pão carequinha”, “pão de sal” e assim vai.
5. Geladinho
Quem não adora se deliciar com um geladinho? Ainda mais quando se trata de épocas de muito calor.
Esse tipo de picolé recebe vários nomes pelo Brasil, no Rio de Janeiro é chamado de “sacolé” e em São Paulo “chup-chup”.
Em Goiás, por “laranjinha”, independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: “ju-ju din-din”.
6. Mingau
Por último, se você não sabia dessa aqui vai: o mingau também não escapa dessa lista!
Em São Paulo, a galera chama de “curau”, enquanto no Nordeste também é conhecido como “canjica”. Se você ficou confuso, te entendemos, mas não há nada a ser feito!
Quer se manter sempre bem antenado? Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias!