Polícia Civil inaugura sala de Proteção às Pessoas com Deficiência na Apae de Anápolis

Local fica na Escola Maria Montessori e irá atender todas as pessoas com deficiência que frequentam a instituição

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Polícia Civil inaugura sala de Proteção às Pessoas com Deficiência na Apae de Anápolis
Escola Maria Montessori sediará sala da Delegacia de Polícia Civil de Proteção às Pessoas com Deficiência. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (01), em mais um passo em defesa aos PCDs, a Apae Anápolis irá inaugurar uma sala que funcionará como repartição da Delegacia de Polícia Civil de Proteção às Pessoas com Deficiência.

Segundo a superintendente da instituição, Nancy Oliveira, essa pareceria já era um desejo antigo do titular da delegacia, Manoel Vanderic.

“Esse já é um planejamento que já vem de uns cinco anos. Uma proposta do Dr. Manoel Vanderic desde que ele assumiu a Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência, ele gostaria de a Apae tivesse aqui um pequeno braço dessa delegacia”, afirmou.

Esse desejo foi motivado pela percepção de que muitas vezes este público acaba sendo ainda mais alvo de bullying,  preconceitos e contam, muitas vezes, com maior dificuldade de buscarem por uma ajuda especializada.

Nancy pontua que a Apae sempre tomou providências quando tinha conhecimento destes problemas.”Só que, ter um braço da delegacia aqui dentro, com um agente aqui durante a semana, que vai estar recebendo essas pessoas, vai estar ouvindo e orientando, é uma ação muito maior de defesa de direito de pessoa com deficiência”.

Os dias e horários de funcionamento da nova sala, entretanto, ainda serão definidos – a depender da demanda.

No entanto, a superintendente da instituição ressalta que “ela vai atender não somente os alunos da escola, mas também as pessoas com deficiência em geral já que, atualmente, a Apae atende todas, não somente a intelectual, mas a visual, a deficiência auditiva, a deficiência física”.

“Então assim, em todos esses casos, hoje nós vamos estar oferecendo essa possibilidade de apoio e ação dessas pessoas aqui dentro da instituição”, destacou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.