Conheça as duas Anápolis que já existiram no Brasil fora do estado de Goiás
Não é só nos Estados Unidos que há uma homônima. Cidades brasileiras também adotaram nome do município
Além da Anápolis que os goianos tanto conhecem, o Brasil já contou com duas outras cidades com o mesmo nome distribuídas por regiões bastante distintas. O que mais elas têm em comum? Faziam homenagem a Nossa Senhora de Sant’Ana.
Por meio do perfil do Instagram “Anápolis na Rede”, Claudiomir Gonçalves contou um pouco da história dos outros dois municípios e recordou que o nome que a população conhece hoje só foi definido em 1907, já que enquanto ainda era uma vila se chamava Sant’Anna das Antas.
Ver essa foto no Instagram
Sergipe era um dos estados que tinha uma homônima. Carinhosamente apelidada de “Princesinha do Sertão”, a humilde cidadezinha nasceu como Senhora Santa Ana de Simão Dias, ainda em 1850.
O município permaneceu com este nome por algum tempo. Em 1912, passou a se chamar Annapolis, assim como a goiana.
No entanto, em 1944, a região voltou a trocar a nomenclatura para Simão Dias, permanecendo com este até os dias atuais.
Ao Portal 6, Claudiomir Gonçalves explicou que essa repentina mudança se deu “porque resolveram homenagear o fundador”, que leva este nome.
Também no Brasil, a outra Annapolis estava localizada em São Paulo e surgiu após a inauguração, em 1884, de uma estação ferroviária no município de Rio Claro, que recebia esta nomenclatura e que atraiu diversas pessoas que por ali montaram um povoado.
Em 1897, a região conseguiu enfim ser emancipada e permaneceu com o nome de Annapolis até 1944, ano em que acabou mudando para Analândia, nome mantido nos dias atuais.
Segundo Claudiomir, ao contrário da cidadezinha de Sergipe, “Analândia em São Paulo foi alterado porque já existia aqui”. A ideia era evitar a confusão.
Para além do Brasil, vale destacar que em Maryland, nos Estados Unidos, também existe uma Annapolis.