Goiás registra aumento no número de transplantes de órgãos em 2023
Mesmo com o crescimento, recusa familiar ainda é apontada como uma das maiores dificuldades


Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, Goiás conseguiu registrar um leve aumento no número de transplantes de órgãos, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Segundo dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), neste primeiro bimestre foram realizados 16 procedimentos, comparados com 13 feitos em 2023.
A pasta também celebra a redução de 7,1 pontos porcentuais na recusa familiar para doação de órgãos. Os números levam em conta que no ano anterior, o percentual registrado foi de 76%, sendo atualmente reduzido para 68,9%.
No entanto, a gerente de Transplantes da SES, Katiúscia Christiane Freitas, ainda destaca que a aceitação dos entes queridos continua sendo uma das maiores dificuldades.
Vale ressaltar que o período pós-pandêmico afetou diretamente a doação de órgãos, fazendo com que a quantidade caísse consideravelmente não somente em Goiás, como também nas demais regiões do país.
Outro ponto que se destaca no levantamento é o aumento de 45% nas captações, que durante o primeiro bimestre deste ano, atingiu 32.