Taxa de não-resposta do Censo 2022 em Goiás é de 3,57%

Estado está abaixo da meta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 5%

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Taxa de não-resposta do Censo 2022 em Goiás é de 3,57%
(Foto: Divulgação)

Até o último dia de janeiro, a taxa de recusa e de morador ausente do Censo 2022 para Goiás era de 6,52%. Com a implementação de campanhas a nível nacional, o número caiu para 3,57%.

Ao analisar o cenário nacional, Goiás está abaixo da meta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 5% e se posiciona de forma mediana entre os estados.

De acordo com o coordenador de divulgação da entidade, Hugo de Paula Oliveira, os três municípios com maior incidência de não-resposta foram Águas Lindas, com 6,8%, seguido por Cidade Ocidental e Luziânia. Diante disso, foram destinadas equipes para colher as informações em março, o que resultou na diminuição da taxa para abaixo de 5%.

O coordenador ressalta que, como são cidades ao entorno de Brasília, a maior característica desses casos é de morador ausente, visto que a maioria trabalha na capital e volta apenas para dormir.

Em abril, o IBGE fez outra ação, dessa vez em regiões nobres ao redor do Brasil. A dificuldade em questão era de acessar os moradores, uma vez que tendem a residir em condomínios.

“Por exemplo, síndicos podem não aceitar a entrada dos recenseadores. Por isso, no dia 15 e ao longo desta semana, fizemos o trabalho de informar sobre a obrigatoriedade de participar do Censo 2022 e do caráter sigiloso dos dados, que serão expostos somente de forma estatística”.

O Censo 2022 começou a ser colhido em 1º de agosto com finalização em 31 de outubro. No entanto, por causa dos atrasos, a fase de coleta finalizou no dia 28 de fevereiro. A partir desta data, iniciou-se a fase de apuração, que é quando os recenseadores voltam aos lares que inicialmente tiveram recusas ou ausências.

Hugo afirma que os dados iniciais do Censo 2022 estão com divulgação prevista para maio ou junho.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade