Conheça a terra misteriosa que fala francês e grande parte dos moradores é do Brasil

Território apresenta um dos principais centros espaciais europeus e possui o maior carnaval do mundo

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Rua em Caiena, capital da Guiana Francesa. (Foto: Divulgação)
Rua em Caiena, capital da Guiana Francesa. (Foto: Divulgação)

Pode parecer algo difícil de se acreditar, mas existe uma região onde o francês é a língua oficial, ainda que a maior parte dos moradores são brasileiros.

Se você pensa que esse é um lugar distante e desconhecido, se enganou. Isso porque essa “terra misteriosa” se encontra na América do Sul, vizinho ao Brasil.

Trata-se da Guiana Francesa. Embora haja uma confusão entre as pessoas, o local não é um país independente, mas sim um território que pertence à França.

Com uma área de 83.846 km², a região faz fronteira com o Suriname a oeste e com o estado do Amapá (AP) ao leste.

Praça em Caiena, capital da Guiana Francesa. (Foto: Reprodução/Momondo)

Devido à proximidade com o estado amapaense, grande parte da população local é composta por imigrantes brasileiros.

Apesar de 90% do território da Guiana Francesa ser composto pela Floresta Amazônica, a região abriga um dos principais centros espaciais europeus.

No Centro Espacial de Kourou, os visitantes podem conhecer o Musée de l’Espace, atrativo que reúne um amplo acervo com peças de naves, maquetes e também simuladores espaciais.

Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. (Foto: Reprodução/Guyane Evasion)

Por fim, o território também compartilha alguns elementos culturais com o Brasil. O Carnaval, por exemplo, é uma data muito celebrada – e muito extensa também!

Considerado o maior carnaval do mundo, as celebrações na Guiana França se iniciam ainda em janeiro e duram até a quarta-feira de cinzas, em fevereiro ou março.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias