Inmet alerta sobre fenômeno climático que deve atingir Goiás nos próximos dias; entenda
Após a condição, temporais com maior intensidade devem atingir algumas cidades do estado


Uma intensa onda de calor deve elevar os termômetros em Goiás nos próximos dias, conforme aponta um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quarta-feira (08).
Conforme o comunicado, a expectativa é que a situação se estenda até a próxima sexta-feira (10) e que as temperaturas no estado fiquem até 5º C acima da média.
No entanto, de acordo com a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves, em Goiás, o cenário de intensidade pode continuar vigente até terça-feira (14).
Segundo a profissional, a explicação é que a persistência da massa de ar seco e uma circulação ciclônica de alto nível irão impedir a chegada da frente fria vindo do Sul e do Norte, ocasionando o aumento da temperatura.
Durante o período, a região Norte do estado, onde estão localizados municípios como Porangatu, Aragarças, Uruaçu, Santa Tereza de Goiás, Niquelândia e outros, deve registrar até 41º C.
Mesmo com a elevação dos termômetros, a coordenadora alega que chuvas rápidas podem acontecer no estado, porém com fraca intensidade.
“Ainda teremos condições de ocorrência de algumas chuvas isoladas, mas o que vai predominar é temperatura alta por vários dias em torno de 3 a 5 graus. Não é aquela chuva para aliviar a temperatura. São chuvas mais rápidas”, diz.
Após a condição, temporais mais fortes estão previstos para ocorrer em algumas cidades de Goiás a partir de quarta-feira (15).
“Depois do dia 15, começa a ter uma mudança no prognóstico com condição de chuvas e pancadas parcializadas”, explica.
Segundo a profissional, a previsão é que a região Sudoeste seja a mais afetada, onde ficam as cidades de Jataí, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Mineiros, entre outros.