Prefeitura de Anápolis fecha UBS “de surpresa” e deixa profissionais e moradores sem saber o que fazer
Prédio teve de ser desocupado para ceder espaço às obras de reconstrução de escola municipal
Ninguém pode negar que, nesta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraíso se superou e não registrou nenhum problema no atendimento. Na verdade, não registrou atendimento algum. Isto porque desde a última sexta-feira (10), o espaço teve de ser desocupado para a reconstrução da Escola Municipal Rodolf Mikel Ghannan, que cerca o local.
A ordem de serviço das obras foi assinada nesta segunda-feira (13), pelo prefeito em exercício Márcio Cândido (PSD). Acontece que, na mesma rotatória onde fica o centro de ensino, estava também situada a UBS, que deixou de existir em virtude da ampliação prevista no plano de construção.
E essa novidade não deixou surpresos apenas os moradores do Bairro Paraíso e Vila Mariana – que dependem dos serviços de saúde prestados pela unidade – como também os próprios servidores do local.
O Portal 6 apurou que, na última sexta-feira (10), equipes da Prefeitura chegaram ao posto de saúde e explicaram aos funcionários que deveriam empacotar todos os itens e ferramentas de trabalho, pois já na segunda-feira (13) o centro médico seria fechado.
Desde então, todos os 16 profissionais do local foram realocados para a UBS da Vila União, tendo que dividir o espaço com os trabalhadores que já atuavam no local.
Com duas equipes exercendo as atividades em um ambiente originalmente projetado para apenas uma, começaram a surgir problemas. Atendimentos marcados para esta semana tiveram de ser cancelados, houve alterações no cronograma e a internet da unidade do Paraíso não foi estabelecida na nova localidade até a data desta terça-feira (14), além de dificuldades com a gestão de espaço.
Com a mudança, pacientes idosos e com a saúde fragilizada têm agora de efetuar um deslocamento ainda maior caso necessitem buscar atendimento médico, o que vem gerado bastante descontentamento por parte dos residentes do bairro, ouvidos pela reportagem.
“Já nessa sexta de tarde eu tinha ido lá e eles me falaram que não iam estar funcionando mais, que ia ter que ir lá no outro [Vila União], e eu não tenho carro, já cansava de andar até aqui”, comentou um morador, de 66 anos, que preferiu não ser identificado.
O Portal 6 questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) acerca da situação da UBS do Paraíso, indagando sobre a possibilidade da construção de outro centro médico na área.
Em resposta, a pasta apenas disse que a realocação a fim de liberar o prédio que abrigava a unidade para as obras de melhoria promovidas pela administração municipal.
Reforçou ainda que todos os procedimentos que eram realizados no local passaram, desde esta segunda-feira, a serem efetuados na UBS da Vila União, mas que o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) permanece inalterado, com visitas diárias à população do bairro Paraíso.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da data de 13/11/2023, a Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso passa a ofertar seus serviços no espaço anexo à unidade da Vila União, no endereço: Av. Lídia Sousa Fernandes, 130, Vila União. Tal mudança acontece a fim de liberar o prédio que abrigava a unidade para as obras de melhoria promovidas pela Administração Municipal.
Todos os atendimentos agendados permanecem válidos e, caso haja alguma dúvida, o telefone 3902-1518 está disponível para contato e auxílio dos pacientes. Importante destacar que o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) permanece inalterado, com suas visitas diárias à população do bairro Paraíso.