Feriado de Natal deve ser acompanhado de chuvas e ventos fortes em Goiás; veja cidades
Quedas d'água devem atingir índices de até 50 mm e ventanias acima de 60 km/h
A meteorologia fez um alerta à população goiana para o Natal, nesta segunda-feira (25), em decorrência de uma previsão de chuvas intensas acompanhadas por raios e ventanias.
Conforme o boletim informativo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as quedas d’água podem atingir volumes de até 50 mm em determinadas regiões e rajadas de ventos acima de 60 km/h.
Para se ter uma referência, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma chuva pode ser classificada como muito forte ou violenta a partir exatamente de 50 mm.
As cidades que devem receber maior volume de precipitação são: Santa Helena de Goiás, Ipameri e Cristalina (15 mm), Cumari e Ceres (12 mm), além de Goiânia, Goianésia, Anápolis e Luziânia – todas com 10 mm.
Já conforme a Escala de Beaufort, a partir de 50 kh/h uma ventania já é classificada como vento forte e a partir de 62 km/h, como muito forte.
Em Anápolis, a previsão é de que se tenha chuvas fortes de 19 mm, e temperaturas entre 19º C e 29º C.
Para Goiânia, os termômetros devem apontar índices semelhantes, enquanto a queda d’água deve ser mais moderada – apenas 10 mm.
O Cimehgo também destacou que ao longo da semana, para todo o estado, deve haver bastante variação entre dias ensolarados e pancadas de chuva, devido à combinação de calor e umidade.