Afinal, Pirenópolis faz ou não parte do Entorno do Distrito Federal?
Ao Portal 6, especialista explicou toda a história da polêmica e qual é a nomenclatura correta para classificar o município turístico
Uma das cidades mais procuradas de Goiás é a histórica Pirenópolis que, com quase 300 anos de existência, conta com atrativos naturais e um Centro Histórico de dar inveja em qualquer município.
No entanto, uma polêmica recorrente é o fato de pessoas e até mesmo veículos de comunicação se referirem ao local como parte do Entorno do Distrito Federal (DF).
Por um lado, defensores apontam a cidade de paralelepípedos como irremediavelmente goiana, enquanto por outro ainda existem defensores dela como participante do DF.
Ao Portal 6, o PhD em Geografia, Rangel Gomes, explicou que realmente há um motivo para tal questão dividir opiniões. No entanto, deixou claro qual é a norma estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Em 2017, o IBGE publicou uma nova divisão regional do Brasil, definindo Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias, levando em conta aspectos socioeconômicos com ênfase na articulação territorial. Em outras palavras, a interrelação entre cidades, em especial para a oferta e uso de serviços e comércio”, contextualizou.
“O Estado de Goiás é subdividido em seis regiões geográficas intermediárias e 22 regiões geográficas imediatas. Pirenópolis está integrada à Região Geográfica Imediata de Anápolis que, por sua vez, vincula-se à Região Geográfica Intermediária de Goiânia”, completou o especialista.
Ele ainda explicou que, ao longo da história, o instituto estabeleceu diferentes regionalizações do território nacional, as quais são definidas por critérios específicos, a fim de possibilitar a implantação de políticas públicas adequadas para as necessidades regionais.
Rangel ressaltou, porém, que tal definição foi feita apenas em 2017, e que antes havia outra divisão, datada de 1990 – que seguia outra lógica de separação das cidades, o que pode causar controversas e confusões até hoje.
“Goiás era subdivido em 18 microrregiões integradas à 5 mesorregiões. Dentre essas mesorregiões, havia a do Leste Goiano, na qual estavam inseridas as microrregiões Vão do Paranã e o Entorno do Distrito Federal. Na antiga divisão regional, Pirenópolis compunha, de fato, o Entorno do Distrito Federal”, relembrou.
Portanto, segundo ele, a ideia de que Pirenópolis faz parte do Entorno do Distrito Federal não é uma mentira, mas sim uma informação desatualizada.