Como a chegada de novos empreendimentos pode piorar ainda mais o trânsito no Jundiaí e Centro de Anápolis
Além de congestionamentos, as ruas, que não foram planejadas para suportar a atual demanda, ficam lotadas de carros estacionados de maneira proibida
Buzinaços, grandes congestionamentos e até mesmo dificuldade em sair da própria casa. Esses são alguns dos problemas enfrentados pela população no atual trânsito de Anápolis.
Problemas esses que seguem crescendo junto da cidade, hoje com quase 399 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora tal realidade não seja exclusiva de nenhum ponto específico do município, a região Central e o bairro Jundiaí são alguns que se destacam. E, ao que tudo indica, esse cenário pode se complicar ainda mais com a chegada de novos empreendimentos.
Em entrevista ao Portal 6, um corretor da Carmo Imóveis afirmou que já está no cronograma de lançamentos da cidade diversas novidades para a região do Jundiaí, como o Ipiranga Parque, na rua Cônego Ramiro; o Condomínio Terra Mundi, na Avenida Madre Maria dos Anjos; o Residencial Capri, na Avenida Maranhão; e a Emisa, na Pinheiro Chagas.
“Obviamente, com tantos empreendimentos lançando e se concentrando em uma região, por um lado é bom para a cidade e para o mercado, mas por outro vai gerar uma demanda muito maior do trânsito, com muito mais gente concentrada ali”, explicou.
Para Rosana dos Anjos, moradora da rua Coronel Antônio Crispim, situada no bairro em questão, a notícia dos novos imóveis causa certa preocupação.
“Aqui do lado tem o Cândido Ambrósio [escola] e, na hora dos meninos saírem, é uma balbúrdia. Carro parando na calçada, até na frente da garagem de casa, tem vez que não tem nem como entrar, nem sair”, afirmou.
“Com mais prédios chegando agora, mais gente vindo morar aqui, não sei como a gente vai fazer”, completou.
Outra moradora, que preferiu não se identificar, comentou que o volume de carros em determinados horários na região é tão expressivo, que não é raro ver veículos estacionando de maneira proibida na calçada ou na entrada de garagens.
Centro de Anápolis
No Centro, o cenário também é bastante preocupante. Há anos, o problema do trânsito se arrasta, em meio a burocracias e promessas que, por vezes, nem saem do papel.
Apesar disso, a região se prepara para receber, já no final deste ano, um novo empreendimento que pode impactar ainda mais nesta dinâmica.
Em entrevista à reportagem, o corretor de imóveis, Henrique Felipe, revelou que um grande complexo já está em fase final de construção, próximo à Paróquia Santana.
O Gran Life Medical Complex contará com diversas salas comerciais, residenciais, um hospital e até mesmo um shopping.
Henrique contou que, apesar de ser uma grande novidade e ponto positivo para a região, o complexo não estará imune às mazelas que já existem no Centro.
“Essa área de Anápolis não foi planejada para comportar a demanda que tem atualmente. As ruas são muito estreitas, os comércios são mal dispostos. O Gran Life, pelo menos, vai ter um ponto positivo que é o estacionamento subterrâneo, com mais de 600 vagas, mas ainda assim vai aumentar o fluxo de trânsito na região”, comentou.
Agora, resta aguardar os próximos meses, para ver se o crescimento da cidade conseguirá acompanhar as necessidades e demandas da vida moderna, sem tirar ainda mais o sossego dos anapolinos.