Agentes de Saúde realizam assembleia em frente à Prefeitura de Anápolis para discutir greve

Categorias também irão analisar a proposta acerca do adicional de produtividade

Davi Galvão Davi Galvão -
Agentes de Saúde realizam assembleia em frente à Prefeitura de Anápolis para discutir greve
Movimentação aconteceu na Praça do Ancião. (Foto: Sindsaúde Goiás)

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Anápolis tomaram a Praça Deputado Abílio Wolney, em frente à Prefeitura, na tarde desta quarta-feira (15). A mobilização faz parte de um movimento para discutir a possibilidade das categorias cruzarem os braços, em decorrência ao corte da gratificação na folha de pagamento.

“Até então vinhamos negociando com a Prefeitura […] mas depois com a troca da secretária [de saúde] a conversa cessou. Então a gente chamou essa Assembleia […] para ter um encaminhamento do que já estava sendo negociado”, afirmou o vice-presidente do Sindsaúde Goiás e diretor da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias [Fenasce], Aliandro Paulo.

Ao Portal 6, ele explicou que após a atual secretária de Saúde, Mirlene Garcia, assumir interinamente o cargo, somente uma reunião foi feita com as categorias, causando um sentimento de “abandono”, o que culminou nesse cenário que pode se encaminhar para uma greve.

Os ACS e ACE também discutirão a proposta de Lei aprovada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Procuradoria Geral do Município (PGM), que estipula as normas e critérios acerca do adicional de produtividade.

A ferramenta foi uma solução encontrada pelo Poder Público a fim de compensar o corte da gratificação na folha de pagamento dos agentes, e deve ser aprovada pela Assembleia antes de ser devolvida ao Poder Público.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade