Mesmo após condenação, passageiros da Viação Araguarina denunciam condições precárias em trajeto Anápolis-Goiânia

Empresa foi condenada por falta de segurança no início do ano, contudo, denúncias são recorrentes

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Empresa destacou que mantém frota em conformidade com os requisitos (Foto: Arquivo pessoal/Gabriella Araújo de Oliveira)
Empresa destacou que mantém frota em conformidade com os requisitos (Foto: Arquivo pessoal/Gabriella Araújo de Oliveira)

Cinco meses após ser condenada por má prestação de serviço no trecho entre Anápolis e Goiânia, passageiros que fazem uso da Viação Araguarina denunciaram a realidade: bancos quebrados, sem cinto de segurança, e ônibus sem ar condicionado.

O fluxo entre as cidades, a 60km de distância, é intenso. Somente pela Viação Araguarina, todos os dias, são ao menos 25 viagens disponibilizadas – a cada 40 minutos, aproximadamente. Aos finais de semana, chegam a 35 viagens.

Gabriella Araújo de Oliveira, de 22 anos, faz uso da linha duas vezes por semana. Na sexta-feira, segue rumo à Anápolis, viagem que também falta cinto, embora seja raro.

Já nas segundas-feiras, retorna à Goiânia, onde estuda. Nesse caminho, dificilmente viaja com cinto de segurança. Ao Portal 6, ela relata que nenhum assento possui o item obrigatório.

“A gente vai pegar rodovia. Eu acho perigoso, tem muito acidente na estrada”, desabafa. “Temos que contar com a sorte”, disse.

A passageira aponta que, embora uma parte da frota tenha sido renovada, com as adequações como cinto de segurança e ar condicionado, a parcela dos veículos mais antigos não oferece os itens.

Má prestação de serviço

Ainda em março deste ano, a Viação Araguaia Ltda foi denunciada e condenada pelos mesmos problemas. No mesmo caso, a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) teve sentença de colocar fiscais, em caráter definitivo, no Terminal Rodoviário Josias Moreira Braga.

Também, foi fixada uma multa de R$ 500 para cada ato descumprido, tanto da AGR quanto da Viação Araguarina.

À empresa, foi determinado o pagamento de indenização de R$ 200 mil por danos morais coletivos. O dinheiro seria destinado ao Fundo Municipal de Defesa dos Consumidores de Anápolis.

Além de equipar a frota com cintos de segurança, a empresa também deveria cumprir rigorosamente os horários de partida, trânsito e chegada dos ônibus no trecho Goiânia-Anápolis, elaborar quadro com horários que atendem usuários de cadeira de rodas, qualificar os empregados e realizar a limpeza rotineira dos ônibus.

A reportagem obteve um posicionamento da empresa, que afirmou manter a frota em conformidade com os requisitos e destacou investimento contínuo. “Em 2023, mais de 50% dos nossos ônibus foram substituídos por veículos mais modernos e equipados com itens de segurança que atendem aos mais altos padrões do mercado”.

A AGR comunicou, em nota, que mantém a fiscalização contínua dos serviços no trecho Goiânia-Anápolis e não identificou casos de falta de cinto de segurança. Ao Portal 6, destacou os canais de acesso a ouvidora: (62) 98480-7353 (WhatsApp),  [email protected] (E-mail) e 0800-704-3200 (exclusivo para saneamento básico e transporte intermunicipal de passageiros).

Confira a nota da Viação Araguarina na íntegra:

A Viação Araguarina sempre priorizou a segurança e o conforto de seus passageiros, buscando oferecer um serviço de qualidade e que atenda às expectativas de todos. Nesse sentido, cumprimos rigorosamente todas as normas e regulamentações estabelecidas pela Agência Goiana de Regulação, Fiscalização e Controle (AGR), com 100% da nossa frota devidamente registrada e em conformidade com os requisitos exigidos.

Em relação às imagens, informamos que estamos apurando o caso com a máxima urgência. A empresa possui um canal específico para recebimento de denúncias e sugestões, e qualquer irregularidade identificada é imediatamente investigada e as medidas cabíveis são tomadas.

É importante destacar que a Viação Araguarina tem investido constantemente na renovação de sua frota. Em 2023, mais de 50% dos nossos ônibus foram substituídos por veículos mais modernos e equipados com itens de segurança que atendem aos mais altos padrões do mercado.

Com o objetivo de continuar aprimorando os nossos serviços, a empresa mantém um cronograma de renovação da frota para os próximos anos, o que garantirá ainda mais conforto e segurança aos nossos passageiros.

Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e a segurança, e estamos à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos. 

Confira a nota da AGR na íntegra:

A AGR, por meio da Coordenação de Fiscalização da Gerência de Transportes, mantém fiscalização contínua dos serviços convencionais e semiurbanos no trecho entre Goiânia e Anápolis, com equipe fixa no terminal de Goiânia e equipe volante no terminal de Anápolis.

Nesse trabalho, as equipes de fiscalização não identificaram caso de veículo da operadora do semiurbano com problemas de cinto de segurança.

Que neste ano a Ouvidoria da AGR também não registrou reclamação de usuário da linha sobre falta de cinto de segurança. O último caso foi registrado em 2023.

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