Conheça o menor país da América Latina que esconde surpresas e não exige visto para brasileiros
Destino é pequeno apenas em tamanho, porque em cultura, história e gastronomia ele é gigante e tem muito a oferecer
A América Latina é a região do continente americano que engloba os países onde são faladas as línguas românicas: francês, espanhol e português.
E, sendo considerado o menor país da América Latina, com área de apenas 165 000 km², o Suriname está localizado na costa Nordeste da América do Sul.
O país pode ser pequeno, mas se destaca bastante pela diversidade cultural, história rica, natureza exuberante e a facilidade de visitação, já que não exige visto para entrada de turistas.
Conheça o menor país da América Latina que esconde surpresas e não exige visto para brasileiros
Naturalmente ex-colônia holandesa, ainda carrega na sua essência resquícios da cultura europeia, no entanto, o que chama a atenção dos olhares do mundo para a região é a mistura de influências indígenas, africanas, indianas e javanesas.
A população do Suriname é de pouco mais de 600 mil habitantes e é considerado um caldeirão antropológico.
Você sabia que sua capital oficial, Paramaribo, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO graças à sua arquitetura colonial bem preservada e ao conjunto de influências multiculturais que a cidade exibe?
A arquitetura e urbanismo da cidade é moldada em prédios de madeira e catedrais que lembram bastante o estilo de vida na Holanda. O idioma oficial do país é o neerlandês.
A economia do país, segundo o portal da USP, é baseada nas exportações de bauxita (sendo considerado um dos maiores produtores desse minério) e, em menor grau, de produtos agrícolas.
Por ter sido ex-guiana Holandesa, sua colonização se deveu aos Países Baixos até 1975. Isso fez com que o holandês se tornasse idioma oficial da região, sem contar os vínculos econômicos e políticos com a Holanda que se estendem até os dias atuais.
90% do território do Suriname é coberto por floresta tropical. Muitos pontos do turismo local é baseado em atividades na natureza, como caminhadas na selva e até observação de aves raras.
Pontos turísticos
Um dos pontos turísticos do destino é o Forte Zeelandia, que mostra como era o Suriname na época colonial. Temos também o Rio Commewijne, uma beleza natural cercada por belas plantações de café da antiga época colonial do Suriname.
Um dos pontos mais famosos para os visitantes na área é a Reserva Natural Central do Suriname, considerada um dos lugares mais biodiversos do planeta.
Ali, é possível se desconectar completamente do mundo moderno, tecnológico e se conectar com a natureza em sua forma mais pura.
A culinária do Suriname é surpreendente, pois busca refletir a diversidade cultural do país. Lá, são servidos pratos tipicamente indianos e apimentados, como o roti, por exemplo, assim como alimentos tipicamente holandeses.
Uma especialidade muito famosa e consumida por lá é o “pom”, um prato feito à base de frango e batata-doce.
O Suriname é uma região de fácil acesso, pois, embora pequeno, tem vários pontos turísticos e oferece uma experiência rica e variada, desde a culinária, até a incrível gastronomia, que surpreende até os viajantes mais experientes.
A região não pede visto para entrada de brasileiros. Um ótimo lugar para se conhecer e aprofundar mais historicamente.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!