Roberto promete apresentar na próxima semana solução para superlotação da UPA de Anápolis
Segundo o prefeito, cabe à Administração Municipal encontrar soluções para evitar o excesso de pacientes
Roberto Naves (Republicanos) prometeu, nesta terça-feira (03), que apresentará na próxima semana uma solução para superlotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, na qual Roberto também comunicou a transferência da administração do Hospital Municipal Alfredo Abrahão (HMMA) da Organização Social João Paulo II para a Fundação Universitária Evangélica (Funev).
Segundo o prefeito, a superlotação da UPA é parcialmente causada por pacientes com quadros leves, que poderiam buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas acabam se dirigindo diretamente à UPA. Isso sobrecarrega o sistema, uma vez que pessoas com sintomas mais graves têm prioridade no atendimento.
- Saiba quem era falso psiquiatra preso em Goiás por usar identidade de médico e até trocar nome para enganar autoridades
- Mulher morre após sofrer acidente em Goiânia; filha pequena também estava no carro
- Criança de 7 anos é atropelada ao tentar cruzar avenida em Goiânia; motorista fugiu sem prestar socorro
“Isso ocorre principalmente com pacientes classificados como verde ou azul. Eles vêm para trocar uma receita, mas, se chega alguém com cólica renal, essa pessoa é atendida antes. Se chega outro paciente vomitando, com pressão arterial elevada e precisando de acompanhamento para evitar um infarto, ele também será atendido com prioridade. Portanto, o paciente verde ou azul acaba esperando mais, porque todo paciente em estado mais grave passa na frente”, explicou Naves.
Ainda de acordo com Roberto, a Prefeitura deve orientar a população sobre onde e quando procurar atendimento para casos menos complexos, além de criar uma estrutura específica para resolver essa questão.







