Nova mudança na CNH trás alerta importante para diversos motoristas de Goiás

Categoria B terá alteração a partir de janeiro de 2025

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
multas de trânsito isenção multa
Imagem mostra filas de carros em Goiânia. (Foto: Secom/Governo de Goiás)

Em fase final de aprovação, o Projeto de Lei 7.746/17 trará importantes mudanças para os motoristas de alguns carros de Goiás e do Brasil. A nova reforma pretende atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A proposta visa criar uma categoria específica para os condutores de veículos automáticos. Além dela, outras propostas também foram aprovadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

Conforme o projeto, a categoria B será reestruturada e dividida em duas, sendo a B1 voltada apenas para motoristas que dirigem veículos com câmbio automático. Já a B2 seria destinada para condutores que podem conduzir tanto automáticos quanto manuais. 

A proposta não irá impactar para quem já possui CNH na categoria B, uma vez que as alterações entrarão em vigor apenas em 1º de janeiro de 2025. 

Além dessa alteração, a reforma também exige cursos especializados para motoristas que desejam conduzir veículos de categorias específicas como transporte de carga ou passageiros. As disciplinas incluirão conteúdos teóricos e práticos, abordando temas como segurança no transporte e técnicas de direção, com validade de 5 anos. 

Depois do período, será necessário que os motoristas realizem um curso de atualização (reciclagem). 

Assim como essas, a validade da CNH também terá alterações. Agora, para pessoas com menos de 50 anos, a validade será de 10. Aqueles que têm entre 50 e 70 terão uma validade de cinco anos. Enquanto os com mais de 70 anos, será de três. 

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade