6 alimentos que quem tem pressão alta deve abandonar imediatamente

Cuidar da alimentação é essencial para manter a pressão sob controle e evitar complicações graves, como infarto e AVC

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 alimentos que quem tem pressão alta deve abandonar imediatamente
(Imagem: Ilustração/Captura de tela/Youtube)

A hipertensão é um problema de saúde que exige atenção redobrada com a alimentação. Alguns alimentos são verdadeiros vilões para quem precisa controlar a pressão arterial, pois aumentam a retenção de líquidos, favorecem o acúmulo de gordura e sobrecarregam o coração.

Se você tem pressão alta ou quer prevenir o problema, veja quais alimentos devem ser cortados do cardápio sem demora:

6 alimentos que quem tem pressão alta deve abandonar imediatamente

1. Sal em excesso

O sal é o maior inimigo de quem tem hipertensão. Ele contribui para a retenção de líquidos, o que aumenta o volume de sangue nos vasos e eleva a pressão. Reduza o consumo de alimentos industrializados e prefira temperos naturais, como alho, limão e ervas.

2. Embutidos

Presunto, salsicha, linguiça e salame estão carregados de sódio e gorduras saturadas. Esses dois fatores, juntos, são uma combinação perigosa para o sistema cardiovascular.

3. Refrigerantes

Mesmo as versões “diet” ou “zero” são prejudiciais. Os refrigerantes têm alto teor de açúcar ou adoçantes artificiais, que contribuem para o ganho de peso, agravando a hipertensão. Além disso, o sódio presente em algumas fórmulas piora ainda mais o quadro.

4. Alimentos enlatados

Milho, ervilha, atum e outros enlatados geralmente contêm conservantes ricos em sódio para prolongar o prazo de validade. Sempre que possível, opte pelas versões frescas ou congeladas desses alimentos.

5. Fast food e frituras

Hambúrgueres, batatas fritas e outros itens de fast food são ricos em sódio, gorduras trans e calorias vazias. Esses alimentos aumentam o colesterol ruim (LDL) e são uma bomba para quem precisa controlar a pressão.

6. Doces e ultraprocessados

Bolos industrializados, biscoitos recheados e outros doces são ricos em açúcar, que favorece o aumento de peso e pode desencadear inflamações no corpo. Isso afeta negativamente o controle da pressão arterial.

Cuidar da alimentação é essencial para manter a pressão sob controle e evitar complicações graves, como infarto e AVC.

Substitua esses alimentos por opções naturais e saudáveis, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, e garanta mais saúde para o seu coração!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade