Contribuintes de Goiânia já podem garantir desconto no IPTU 2025; saiba como

Carnês já estão sendo distribuídos pela capital, através dos Correios, e devem vencer no dia 20 de fevereiro

Samuel Leão Samuel Leão -
Contribuintes de Goiânia já podem garantir desconto no IPTU 2025; saiba como
IPTU já começa a ser disponibilizado para pagamento, com desconto, em Goiânia. (Foto: Divulgação)

Na hora de quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), toda ajuda é válida para aliviar os encargos. Por isso, é bom ficar atento, pois a Prefeitura de Goiânia liberou os débitos para serem quitados com desconto, em parcela única, pelo site ou pelo aplicativo Goiânia 24h.

Os carnês já estão sendo distribuídos pela capital, através dos Correios, e devem vencer no dia 20 de fevereiro. Para aqueles que já tenham uma reserva separada para realizar o pagamento à vista, o desconto oferecido é de 10%. Para aqueles que optarem por parcelar, o limite é em até 11 vezes.

Assim, as parcelas mínimas possíveis são de R$ 42,42, também com o primeiro vencimento já para o dia 20 de fevereiro. Pelo site da prefeitura, é possível parcelar em até 12 vezes o tributo, todavia, essa modalidade proporciona taxas da operadora do cartão.

Vale ressaltar que, em caso de atraso, o contribuinte perde o desconto de 10%, sofrendo o acréscimo de juros e multa ao valor original. Haverá também uma “aliviada” para aqueles que tenham débitos pendentes, vencidos até o dia 31 de dezembro de 2023, por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

À vista, é possível amortizar até 99% dos juros e multas já imputados, mas, vale ficar atento, porque o prazo para aderir ao programa se encerra no dia 28 de fevereiro de 2025. Esses pagamentos também podem ser feitos via internet, ou presencialmente em uma das unidades do Atende Fácil – que demanda o agendamento prévio.

Por fim, caso o pagador identifique qualquer tipo de erro no valor, é possível solicitar a revisão do imposto em até 30 dias após o vencimento. Assim, o cálculo deste ano segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acrescido da inflação, conforme os anos anteriores, ficando na faixa de 4,87%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.