Equatorial divulga cidades com maior número de ‘gatos’ no estado em 2024

Dados apontaram um aumento de ocorrências de furto de energia em relação ao ano anterior

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Equatorial divulga cidades com maior número de ‘gatos’ no estado em 2024
Furto de energia é crime previsto no Código Penal. (Foto: Divulgação/Equatorial Goiás)

A Equatorial Goiás, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, divulgou um levantamento acerca do combate aos ‘gatos’, prática ilegal que consiste em furtar energia elétrica indevidamente.

Segundo a companhia, foram realizadas mais de 290 fiscalizações em conjunto com as forças policiais em 2024, número 95% superior aos 148 trabalhos realizados em 2023. Destes, 158 resultaram em prisões, contra 108 dos envolvidos no ano anterior.

PC investigou furto de energia elétrica em Anápolis. (Foto: Divulgação/PC)

Dentre os municípios com mais reincidência neste crime estão Goiânia, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Anápolis e Águas Lindas de Goiás também figuram na lista, sendo algumas das principais localidades onde foram identificados os delitos.

Ainda de acordo com a Equatorial, a prática, que configura infração no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, pode gerar consequências além do imóvel em questão, como em uma ocorrência registrada em um bar no Setor Marista, região Sul da capital. Na ocasião, o furto de energia causou interrupções na distribuição elétrica de toda a região, resultando em quedas constantes no fornecimento ao longo das semanas.

Outro caso de destaque ocorreu em uma famosa academia de Anápolis, quando a Polícia Militar (PM) precisou ser acionada após denúncias de passagens irregulares de um cabo de energia por cima de uma construção vizinha, sem passar pelo relógio.

Já em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF), um pesque-pague foi notificado por ligação clandestina que atravessava uma estrada de terra pública, colocando em risco a vida de pedestres e motoristas.

Segundo a Equatorial, em casos em que o crime é identificado, não somente o suspeito é autuado, como todos os usuários da rede elétrica precisam arcar com os custos do furto, visto que o valor não pago acaba sendo revertido entre os demais.

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.