Buraco no fundo da garrafa de vinho tem utilidade que poucos conhecem
Conhecido como "punt", esse rebaixo côncavo não está ali por acaso e influencia até a experiência ao servir a bebida

Tomar uma taça de vinho é muito mais do que apreciar uma bebida, é curtir um ritual social de celebrações e momentos de relaxamento, não é mesmo?
Assim, do rótulo à rolha, do bico à taça, tudo parece ter uma razão. Mas existe um detalhe na garrafa que chama a atenção e muita gente não observa. O buraco bem côncavo no fundo.
Esse rebaixo mais fundo na garrafa tem um nome especial, está presente na maioria das garrafas de vinho, em especial os tintos mais tradicionais, e existe uma explicação interessante.
- Durante casamento, noiva solta borboletas em homenagem ao falecido pai e um milagre acontece
- Os signos que estão prestes a perder uma coisa muito especial e devem ficar de olho para evitar que isso aconteça
- Paciente ganha direito a indenização milionária após conseguir gravar equipe médica zombando dele
Buraco no fundo da garrafa de vinho tem utilidade que poucos conhecem
Chamado de “punt”, esse orifício está presente na maioria das garrafas e os especialistas garantem que ele não está ali para ser um simples item decorativo ou de estilo de embalagem. O punt tem funções práticas e históricas que ajudam na conservação, transporte e até no serviço do vinho, coisa chique!
Segundo o sommelier Eduardo Calazans, estudioso e Fundador da Univinho, as razões são várias e bastante pensadas para o consumo.
“O design côncavo oferece uma função ergonômica, facilitando o serviço do vinho. O sommelier ou o entusiasta do vinho pode segurar a garrafa pelo fundo, utilizando o punt como apoio para o polegar. O que proporciona um controle maior ao servir, especialmente para garrafas grandes ou pesadas”, explica o especialista.
E tem a função prática. “À medida que o vinho envelhece, especialmente os tintos, ele pode desenvolver sedimentos. O punt atua como um pequeno reservatório, permitindo que os sedimentos se acumulem de maneira mais centralizada, facilitando a decantação do vinho sem perturbar os sedimentos”, reforça.
Estabilidade e força
“Uma das razões práticas para a adoção do fundo côncavo é a estabilidade. Garrafas com essa característica têm uma base menor, o que as torna menos propensas a tombar. Além disso, o design côncavo ajuda a distribuir a pressão uniformemente quando a garrafa é armazenada deitada”, finaliza Eduardo em entrevista ao Univinho .
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!