Conheça a cidade em Goiás que tem uma das reservas de esmeraldas mais valiosas do mundo
Jazida tem chamado atenção de mineradores, que veem no local uma oportunidade de investimento


Quem passa pelo pacato município de Campos Verdes, no Norte de Goiás, nem imagina que ali está escondida uma fortuna avaliada em R$ 5 bilhões em pedras preciosas.
Segundo levantamentos geológicos recentes, a cidadezinha, que possui menos de 5 mil habitantes, guarda uma das jazidas de esmeraldas mais valiosas do mundo.
A maior parte desta reserva, aproximadamente 90%, ainda se encontra no subsolo, o que tem atraído a atenção de mineradores, não só brasileiros, mas de todo o mundo — conforme apontou o site Empreender em Goiás.
Com este potencial em mãos, o Governo de Goiás assinou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas, Ensaios e Testes, instituição formada essencialmente por empresários chineses.
A expectativa é que o convênio sirva como um ‘laboratório’, capacitando jovens para lapidação, uma vez que os trabalhos no local foram retomados há apenas oito anos e, por isso, a exploração está quase intocada desde a fundação do município, em 1987.
Além disso, também são previstos programas de intercâmbio na jazida, como forma de trazer pesquisadores e professores brasileiros e chineses para estudar o local.
A parceria, apesar de recém-firmada, já é de longa data com os chineses, uma vez que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) já havia firmado um acordo em 2023 com a Universidade de Huaqiao, da China, para atuar na área de esmeraldas.
Agora, o projeto deve avançar ainda mais, com o minério sendo exportado para diversos países como a Índia, o principal cliente do Brasil e que possui aparato de alta tecnologia para a lapidação.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!