Anápolis inteira pode ficar sem água na próxima semana; entenda

Em comunicado, Saneago destacou que Sistema Piancó I pode ser afetado por serviço de manutenção

Samuel Leão Samuel Leão -
Foto de Anápolis
Vista aérea de Anápolis. (Foto: Paulo de Tarso/ Prefeitura de Anápolis)

*Matéria atualizada às 14h27 desta sexta-feira (05)

Um comunicado, emitido pela Saneago, coloca a cidade de Anápolis inteira em alerta para a possibilidade de interrupção do abastecimento de água já na próxima segunda-feira (08).

Segundo a empresa, isso se deve a uma manutenção programada da Equatorial Goiás, que irá interromper o fornecimento de energia elétrica entre 06h e as 08h. Paralisação esta que pode afetar o Sistema Piancó I, que integra o abastecimento hídrico do município.

Em nota ao Portal 6, a Saneago explicou que isso só deve ocorrer se o desligamento da energia se prolongar por mais de 5 horas, o que afetaria todo o município e poderia efetivamente interromper o fluxo de água na rede.

Caso essa hipótese ocorra, a empresa se comprometeu a divulgar uma lista de todos os bairros efetivamente afetados, mas de antemão já adiantou que toda a cidade pode integrar esse cenário.

Confira abaixo a nota na íntegra da Saneago:

“A Saneago esclarece que se a falta de energia elétrica ocorrer dentro do período programado pela concessionária, das 6h às 8h, o abastecimento não será afetado. No entanto, a Companhia explica que, se houver imprevisto e o período de desligamento de energia se prolongar por mais de 5 horas, o fornecimento de água poderá ser impactado em todo o município. Caso ocorra desabastecimento, os bairros efetivamente afetados serão divulgados na data.”

A Equatorial Goiás também enviou um posicionamento por e-mail ao Portal 6, às 14h25 desta sexta-feira (05). Veja a seguir:

“A Equatorial Goiás informa que realizará, na segunda-feira (8), um serviço programado de manutenção e reconstrução da rede elétrica na região, em Anápolis. A ação é necessária para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de energia, com intervenção que envolve a recuperação de um equipamento danificado.

A manutenção está prevista para iniciar às 6h, e estratégias estão sendo adotadas para agilizar o serviço e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível. As manutenções fazem parte do plano estratégico de modernização e recuperação da infraestrutura elétrica de Goiás, que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos apenas no primeiro semestre de 2025. Essas ações resultam em menos quedas de energia, mais agilidade no atendimento e maior segurança operacional em todo o estado.

A companhia informa clientes quando precisa interromper fornecimento de energia para manutenções na rede elétrica. Os desligamentos programados são comunicados com antecedência por cartas, carro de som, redes sociais e pelo site oficial da companhia. Para consultar as regiões que terão ações nos próximos dias e os horários previstos, basta acessar: www.equatorialenergia.com.br; Clicar em “Goiás”; e Selecionar a aba “Desligamentos Programados”.

No portal, estão listadas data, horário e locais atendidos, permitindo que os clientes acompanhem as manutenções em tempo real.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias