Nova Veneza ganha local que reforça ainda mais os laços da cidade com a Itália

Local já está aberto para visitação gratuita do público e oferece experiência única junto à maior ocupação italiana no Centro-Oeste

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Nova Veneza ganha local que reforça ainda mais os laços da cidade com a Itália
Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith abriga itens que remetem à ascendência italiana dos moradores (Foto: João Paulo Balestra)

Nova Veneza, município localizado a 30 km de Goiânia, agora tem um novo espaço que reforça ainda mais os laços italianos da cidade.

Inaugurado no último sábado (05), o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, tem o intuito de ser um memorial que resgata histórias da maior ocupação italiana no Centro-Oeste.

O lugar também é mais um atrativo turístico para o município. Com a fachada que remete a arquitetura da Veneza italiana, o espaço retrata marcos simbólicos que unem as duas cidades.

Pensado para reunir memórias e reavivar o imaginário de moradores e turistas, o memorial possui objetos antigos que trazem a atmosfera dos anos 1930 para os tempos atuais além de remeterem ao estilo de vida dos imigrantes em Goiás.

Funcionamento

O instituto está aberto para visitação do público desde a última terça-feira (08). Durante a semana o local funciona das 14h às 18h.

Aos sábados, o espaço funciona de 09h às 12h e das 15h às 19h. Domingo, os visitantes podem entrar das 09h às 13h. A entrada é gratuita todos os dias.

Já nos finais de semana, o memorial promove a dança das luzes em duas sessões: às 20h40 e às 21h, às sextas-feiras e sábados. Aos domingos o show é realizado às 20h30.

O Instituto fica na Avenida Vereador José Francisco Silva, número 396, Casa 01, no Setor Central. Ao lado da Praça Matriz de Nova Veneza.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com o Portal 6 desde 2022, atuando principalmente nas editorias de Comportamento, Utilidade Pública e temas que dialogam diretamente com o cotidiano da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade