Gameleira centenária da Avenida Araguaia será podada e retirada; entenda
Remoção já teve início e está sendo feita pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)
Existente desde a fundação de Goiânia, a centenária gameleira, localizada no cruzamento das avenidas Araguaia e Contorno, no Centro da capital, será podada e retirada após um incêndio supostamente criminoso. A ação de poda teve início na quinta-feira (03) pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Durante a madrugada de quarta-feira (02), o Corpo de Bombeiros foi informado sobre a ocorrência de chamas que queimaram “em profundidade” a árvore.
Inicialmente, o incêndio foi controlado, mas, em torno da 14h30, os militares retornaram depois que o fogo voltou a tomar conta. No total, foram usados ao menos 21 mil litros de água.
Após a operação, técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) foram até o local e constataram que as chamas atingiram o miolo central da gameleira, comprometendo toda a árvore e havendo riscos de queda, não só das galhas, mas da própria. Por isso, o parecer técnico autorizou a retirada.
No momento, a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA) investiga o incêndio, mas já indica que provavelmente o fogo foi provocado de forma criminosa. Uma equipe foi enviada até o local para apurar a situação.
“Não tem como não ser crime, o fogo não iria começar de forma natural. Solicitei o relatório da Amma e uma equipe já foi até o local”, afirmou o delegado Luziano Carvalho ao G1.
Caso seja identificada, a pessoa responsável deverá pagar uma multa que pode chegar até R$ 5.579.
Vale destacar que a gameleira é centenária e existe desde a fundação de Goiânia. Ela está localizada perto do Parque Mutirama e Colégio Claretiano Coração de Maria.