Sem Zap da Prefeitura, Regulação de Anápolis está lotada e pacientes esperam horas para serem atendidos

Fila de espera se tornou tão grande que pessoas estão ficando do lado de fora do estabelecimento enquanto aguardam

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Sem Zap da Prefeitura, Regulação de Anápolis está lotada e pacientes esperam horas para serem atendidos
Complexo Regulador em Anápolis com altíssima demanda (Foto: Paulo Roberto Belém/Portal 6)

Quem está precisando marcar procedimentos que fogem da autonomia das unidades básicas de saúde em Anápolis está enfrentando muita dificuldade. Isto porque, sem a operação do Zap da Prefeitura, a busca está concentrada no Complexo Regulador da Secretaria de Saúde.

Acontece que a alta demanda tem tornado a espera complicada e desanimadora. Na tarde desta terça-feira (14), a reportagem do Portal 6 percebeu o local totalmente lotado, inclusive com pessoas esperando do lado de fora da sala de atendimento.

Foi embora

É o caso de Célia Regina Calegari, que está com o pai de 91 anos à espera de uma vaga para realizar fisioterapia. Ela buscou a Regulação para saber do andamento do pedido, mas com mais de 70 pessoas à frente, não pôde esperar.

“Pegar o encaminhamento no postinho foi tranquilo, mas desde 04 de dezembro do ano passado, parou o processo. Ninguém me liga”, afirmou ela, ao ir embora sem saber da informação desejada.

Longa espera

Outra usuária que buscou a Regulação nesta tarde, que não quis se identificar, relatou ter esperado duas horas para ter uma simples informação. “Cheguei por volta do meio-dia. Esse tempo todo só para ter uma informação”, disse.

A informação, no caso dela, é sobre uma consulta em angiologia. “Está regulado desde o ano passado e não consigo ser atendida. Hoje só me disseram que preciso esperar o tal contato para marcar”, contou.

Zap inoperante

As duas situações poderiam ser checadas pelo Zap da Prefeitura, caso o serviço estivesse em funcionamento. Na última sexta-feira (10), a Prefeitura chegou a dizer que o sistema teria voltado à ativa, mas a realidade desta terça-feira (14) é outra.

Central do Zap da Prefeitura sem trabalhadores (Foto: Paulo Roberto Belém/Portal 6)

Consultando a plataforma, uma mensagem cita que o atendimento “está em processo de avaliação e reformulação, realizando atendimento parcial”, indicando que para consulta com especialista, seria necessário procurar a Regulação presencialmente, justamente o que fizeram as pessoas ouvidas pela reportagem.

O Portal 6 entrou em contato com a Prefeitura de Anápolis para saber de alguma medida emergencial para sanar o problema, mas até o fechamento da matéria não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

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