Procon Anápolis autua empresa dona do Facebook após descobrir esquema ilegal de venda de cigarros eletrônicos

Anúncios haviam passado por avaliação comercial e receberam impulsionamento pago, evidenciando participação direta da plataforma Meta

Davi Galvão Davi Galvão -
Pods estavam sendo vendidos pela internet (Foto: Divulgação) cigarros eletrônicos
Pods estavam sendo vendidos pela internet (Foto: Divulgação)

Um monitoramento do Procon Anápolis identificou anúncios patrocinados oferecendo cigarros eletrônicos no Instagram e no Facebook, ambos administrados pela Meta, mesmo se tratando de um produto cuja venda, importação e publicidade são proibidas pela ANVISA — e, ao final da apuração inicial, até a dona do Facebook foi autuada.

Durante a fiscalização, agentes constataram que não se tratava de publicações espontâneas. Os anúncios haviam passado por avaliação comercial e receberam impulsionamento pago, evidenciando participação direta da plataforma na veiculação de conteúdo ilegal.

Diante das irregularidades, foi instaurado um Processo Administrativo Sancionatório contra a Meta, com base no Código de Defesa do Consumidor.

A empresa terá 20 dias, contados a partir da última segunda-feira (24) para apresentar defesa.

“É um absurdo que uma empresa desse porte não adote critérios objetivos na análise de anúncios patrocinados. A plataforma não só aprova como angaria lucros com esse tipo de publicidade, mesmo se tratando de produto proibido no Brasil”, afirmou o gerente de fiscalização, Pedro Henrique Fonseca Bernardes.

Operação Fumaça Eletrônica

A Operação Fumaça Eletrônica busca responsabilizar empresas que contribuam para a circulação de cigarros eletrônicos.

No final de outubro, o Procon chegou a cumprir três mandados de busca e apreensão, resultando em duas prisões em flagrante efetuadas pela Polícia Civil (PC).

Na ocasião, foram encontrados mais de 200 produtos irregulares, entre cigarros eletrônicos, refis, essências e diversos acessórios destinados ao uso de vapes, além de cigarros de origem desconhecida.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade

+ Notícias