Disque-censo já está disponível para um terço dos municípios goianos
Ferramenta ajuda moradores a agendar visita dos pesquisadores do IBGE após conclusão da coleta na cidade

Moradores de 72 cidades de Goiás que ainda não responderam o Censo 2022 já podem ligar para o Disque-Censo 137. O serviço foi ampliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para todo o país nesta terça-feira (27).
O Portal 6 apurou que a ferramenta está sendo disponibilizada de forma gradativa nos municípios, conforme a conclusão da coleta em cada localidade. Por esta razão, a maior parte das cidades onde o recurso está disponível tem até 5 mil habitantes.
Goiás tem 81,9% dos setores censitários já recenseados até esta quarta-feira (28). Há 17,5% deles com coleta em andamento e 0,5% que não foram iniciados. Os recenseadores começaram os trabalhos em agosto e devem concluí-los antes de 05 de janeiro, quando o primeiro balanço do estudo será divulgado.
Leia também
- Programação da Marcha para Jesus em Anápolis contará com Aline Barros
- Juntos desde 2014, trisal de Goiânia revela rotina e segredos para manter relacionamento a 3
- Câmeras mostram mulher se vingando de colega de trabalho após ser demitida em Anápolis
- Criminoso tenta assaltar residência no Centro de Anápolis, mas é contido e alvejado por policial de folga
Inédito na história dos censos demográficos do IBGE, o Disque-Censo 137 pode ser acionado por ligação gratuita em atendimento que ocorre de segunda a sexta das 8h às 21h30. A pesquisa, contudo, não é realizada pelo telefone. Pelo número, o morador irá marcar um horário para a visita do recenseador.
Em Goiás, entre os municípios com maior dificuldade de coleta estão os que fazem parte da Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o IBGE, os trabalhadores têm dificuldade de encontrar os moradores em casa devido ao ritmo de trabalho. No mês passado, Jataí e Mineiros também se destacavam quanto ao atraso no Censo.