Heloá se encontra com Valentina pela primeira vez após cirurgia de separação
Siamesas passaram pelo procedimento no dia 11 de janeiro e permanecem em recuperação na UTI


Um registro publicado neste sábado (04) nas redes sociais do Dr Zacharias Calil está causando muita emoção nos que estão acompanhando a recuperação das gêmeas siamesas Heloá e Valentina.
Em vídeo, o médico, que realizou a cirurgia que separou as irmãs, mostrou o momento em que a pequena Heloá fez o primeiro contato com Valentina após o procedimento.
“Todo mundo aqui comovido e emocionado. Realmente um dia de muita felicidade para a família e para todos os profissionais envolvidos”, escreveu Zacharias.
Ver essa foto no Instagram
Nas imagens, é possível ver quando a criança toca nos pezinhos e em uma das mãos da irmãzinha, que ainda está sedada.
Em todo o tempo, a mãe das meninas, carinhosamente, acompanha e incentiva os gestos afetuosos. Dá para ouvir também pedidos para que Valentina acorde logo.
As duas foram separadas no último dia 11 de janeiro e eram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.
Apesar de ainda estarem na UTI, de acordo com boletim médico do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), as duas reagem bem.
Heloá já está estável, sem febre e até aceitando alimentos. Já Valentina, mesmo sedada, já não apresenta crises convulsivas e teve melhora no quadro neurológico.