Depois de casos explodirem em janeiro, viroses apresentam queda em Anápolis

No geral, os pacientes que recebem o diagnóstico apresentam sintomas gripais, além de problemas gástricos e intestinais

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Depois de casos explodirem em janeiro, viroses apresentam queda em Anápolis
UPA da Vila Esperança. (Foto: Bruna Ariadne/Portal 6)

Depois do Carnaval, Anápolis registrou uma leve queda no número de casos de viroses. Apesar disso, a taxa ainda é elevada na cidade. Isso porque entre os meses de janeiro e fevereiro, foi registrada uma diferença de cerca de 12%, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).

No primeiro mês do ano, 524 anapolinos  deram entrada nas unidades de saúde do município apresentando sintomas gripais, assim como problemas gástricos e intestinais, comparado com 459 registros no período da folia.

“São sintomas gripais, como coriza, tosse seca, espirros, mal estar intenso, dor no corpo, calafrios, dor de garganta intensa, prostração e dor de cabeça. Além disso, sintomas gástricos e intestinais, como diarreia, náuseas e vômitos”, explicou Pabline Melo, médica de família e comunidade.

Segundo a especialista, na época do Carnaval os índices se elevaram um pouco, no entanto, neste início de março já está sendo possível notar uma retomada da normalidade.

“Houve um aumento de doenças diarreicas e síndromes gripais após o Carnaval, mas o que se percebe é que nessa semana já voltamos para a curva anterior ao visto no Carnaval, mas que já era um valor anormal pro cenário da cidade”, pontuou.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade