Depois de casos explodirem em janeiro, viroses apresentam queda em Anápolis
No geral, os pacientes que recebem o diagnóstico apresentam sintomas gripais, além de problemas gástricos e intestinais

Depois do Carnaval, Anápolis registrou uma leve queda no número de casos de viroses. Apesar disso, a taxa ainda é elevada na cidade. Isso porque entre os meses de janeiro e fevereiro, foi registrada uma diferença de cerca de 12%, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).
No primeiro mês do ano, 524 anapolinos deram entrada nas unidades de saúde do município apresentando sintomas gripais, assim como problemas gástricos e intestinais, comparado com 459 registros no período da folia.
“São sintomas gripais, como coriza, tosse seca, espirros, mal estar intenso, dor no corpo, calafrios, dor de garganta intensa, prostração e dor de cabeça. Além disso, sintomas gástricos e intestinais, como diarreia, náuseas e vômitos”, explicou Pabline Melo, médica de família e comunidade.
Leia também
- Últimos dias para que motoristas em Goiás possam pagar IPVA com 50% de desconto; veja como
- Inconformado com fim de namoro, jovem vai à casa do namorado da ex e é morto a facadas, em Goiânia
- Com salas lotadas, estreia de filme de Demon Slayer promete movimentar geeks de Anápolis
- Jovem foi preso em Aparecida de Goiânia após matar tia e esfaquear avós “sem motivação aparente”, diz PM
Segundo a especialista, na época do Carnaval os índices se elevaram um pouco, no entanto, neste início de março já está sendo possível notar uma retomada da normalidade.
“Houve um aumento de doenças diarreicas e síndromes gripais após o Carnaval, mas o que se percebe é que nessa semana já voltamos para a curva anterior ao visto no Carnaval, mas que já era um valor anormal pro cenário da cidade”, pontuou.