Esgoto à céu aberto no Parque JK causa revolta em moradores: ‘quem quiser caminhar, tem que colocar galocha’

Ao Portal 6, Saneago revelou o que provocou o vazamento e responsabilizou proprietários que vivem na região

Davi Galvão Davi Galvão -
Esgoto à céu aberto no Parque JK causa revolta em moradores: ‘quem quiser caminhar, tem que colocar galocha’
Registro do esgoto à céu aberto no Parque JK. (Foto: Reprodução)

Um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, o Parque JK é uma das opções de lazer de várias famílias anapolinas, que aproveitam o espaço para terem um maior contato com a natureza, praticar esportes ou simplesmente relaxar um pouco.

Porém, não são raras as reclamações e denúncias feitas por quem frequenta o local. O problema da vez – que estaria longe de ser inédito – é o forte mau cheiro e a sujeira, ambos causados pelo extravasamento de pontos de esgoto.

Em imagens enviadas ao Portal 6, gravadas nesta sexta-feira (15), moradores da região, que preferiram se manter sob anonimato, denunciaram que o parque se encontra com dejetos das tubulações à céu aberto.

De acordo com os frequentadores, o problema se iniciou na última quinta-feira (07). É possível ver nas imagens que a trilha para caminhada ficou coberta com lama e água de esgoto.

“O odor está insuportável e a pista de caminhada você viu como que está. Se o cara quiser vir caminhar aqui, vai ter que colocar bota, galocha”, afirmou um dos denunciantes.

“Essa não é a primeira vez que vaza esgoto no parque. É um problema que tem de forma recorrente aqui no parque. Da última vez, vazou um monte para dentro do lago”, continuou.

Com relação ao último vazamento, moradores afirmaram que a Saneago enviou uma equipe que resolveu o problema, porém nada foi feito com relação aos dejetos que haviam sido expelidos.

Em tempo

Questionada pela reportagem, a Saneago afirmou o extravasamento dos pontos de esgoto ocorreram na terça-feira (12), e o problema foi resolvido no mesmo dia.

A companhia ainda declarou que o problema foi ocasionado pelo mau uso da rede, que os proprietários dos imóveis responsáveis foram notificados e que outras vistorias serão realizadas na região.

A empresa porém, não respondeu acerca do que seria feito para tratar dos dejetos que ainda são encontrados no local.

Portal 6 também procurou a Prefeitura de Anápolis para saber se algo poderia ser feito por parte da Administração Municipal para acabar com o problema, porém, mais uma vez, não obteve retorno.

Confira a nota da Saneago na íntegra

A Saneago informa que os extravasamentos de esgoto no Parque JK foram ocasionados pelo mau uso da rede, que tem dimensionamento para receber apenas o esgotamento sanitário. Esclarecemos que a interligação da tubulação de água das chuvas na rede de esgoto, bem como o descarte de lixo, objetos e gorduras nos ralos, pias e vasos sanitários provocam extravasamentos e obstruções nas tubulações do sistema de esgoto. 
A Companhia explica que os proprietários dos imóveis responsáveis foram notificados e que outras vistorias serão realizadas na região. Ressaltamos, ainda, que as desobstruções foram executadas no mesmo dia em que ocorreram os vazamentos, terça-feira (12). Por fim, a Companhia solicita a cooperação da população no sentido de não jogar lixo nas redes de esgoto para evitar novas obstruções.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade