Lançamentos imobiliários em Anápolis devem explodir já no primeiro semestre de 2024

Informações foram divulgadas durante a mostra dos resultados de pesquisa encomendada pelo Sinduscon

Davi Galvão Davi Galvão -
Lançamentos imobiliários em Anápolis devem explodir já no primeiro semestre de 2024
Vista de Anápolis. (Foto: Pedro Henrique Santos/ @nomundode_pedro)

Apesar da desaceleração do número de lançamentos e vendas no mercado imobiliário anapolino em 2023, a previsão é de que, já para o primeiro semestre do próximo ano, o número de unidades inauguradas volte a crescer em peso.

Os dados são da pesquisa trimestral do mercado imobiliário, encomendada pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon) de Anápolis.

Conforme demonstrado, o lançamento de unidades em condomínios verticais na cidade recuou na comparação feita entre o primeiro e o segundo semestre de 2023 em 24,6%, assim como o número de vendas no mesmo período, que foi de 28% a menos.

Além disso, segundo o gestor comercial imobiliário e curador da pesquisa, Rafael Brandão, essa redução nas vendas é consequência direta da falta de estoque de imóveis à disposição, fator este que ocorre justamente pela desaceleração dos lançamentos.

Assim, para suprir a demanda, a previsão é de que o mercado imobiliário comece a reagir já no primeiro semestre de 2024.

“O que está acontecendo é que muitos clientes vão procurar imóveis para comprar e, quando percebem que não há tantas opções disponíveis, acabam postergando a decisão. A gente pretende justamente trabalhar nisso, aumentando esse estoque de opções com muitos lançamentos, o que por sua vez deve alavancar as vendas”, afirmou o presidente do Sinduscon, Luiz Antônio Rosa.

Os especialistas também pontuaram que, apesar do número de lançamentos reduzido, a quantidade de empregos na área da construção aumentou por conta da fase das obras – que depende de maior número de profissionais.

Até outubro de 2023, foram registradas 4.758 vagas com carteira assinada, resultado 12,95% a mais do que o observado em 2022, com 3.687 vagas.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade