6 melhores carnes para se cozinhar na panela de pressão
Escolher o corte certo é fundamental para o sabor e a qualidade da sua receita
Quando se trata de preparar pratos deliciosos e reconfortantes, a panela de pressão se torna uma aliada indispensável na cozinha, principalmente quando o assunto envolve cozinhar carnes.
Nessas horas, para garantir uma receita saborosa, a escolha do corte certo é fundamental. Entre as peças ideais para cozinhar na panela de pressão, normalmente usamos pedaços com mais fibras e que conseguem absorver melhor os temperos que são adicionados ao cozimento.
Pensando nisso, hoje listamos os melhores cortes para você usar na sua panela!
6 melhores carnes para se cozinhar na panela de pressão
1. Acém
Para começar, uma opção que não decepciona. Mesmo sua textura mais rígida, o acém conta com um sabor marcante e versatilidade na cozinha.
Depois de cozido na panela de pressão é fácil entender por que esse corte de carne é tão apreciado por chefs e cozinheiros amadores em todo o mundo.
Após o cozimento, a textura fica suave e a carne suculenta, se desmanchando em uma maciez de dar água na boca.
2. Coxão duro
Apesar do nome, o coxão duro, é uma carne muito macia quando cozida na pressão.
Por ficar localizado na parte traseira do bovino, esse corte possui músculos que suportam o peso do animal, o que resulta em uma carne densa e com fibras mais longas.
3. Músculo
Além de ficar muito saboroso na panela de pressão, o músculo é um alimento rico em colágeno.
A peça é ideal para um cozimento lento, como guisados, ensopados e carne de panela.
4. Costela
Para os amantes de um bom churrasco, a costela ganha uma nova dimensão de sabor quando cozida na panela de pressão.
Entre um dos cortes mais populares nas cozinhas brasileiras, a costelinha fica na região do peito do animal e composta por músculos bem densos e com uma gordurinha muito suculenta.
5. Lagarto
Se você está procurando uma opção mais magra para fazer na panela de pressão, o lagarto pode ser o melhor para você! Geralmente esse pedaço é retirado da parte traseira do animal, próxima ao quadril.
Acredita-se que o nome inusitado desse corte possa vir da semelhança física do corte com a forma alongada de um lagarto. Curioso, não?
6. Paleta
A paleta bovina é uma excelente ideia se você procura uma opção vantajosa para o seu bolso e o melhor: sem abrir mão do sabor.
O corte é bastante marmorizado e na pressão os pedaços ficam desmanchando. A carne fica tão macia que você pode até comer de colher sem grandes esforços para cortar.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!