Novo concurso para diplomata é autorizado e terá salários de mais de R$ 20 mil; saiba detalhes
Processo seletivo contará com duas etapas e diversas vagas


Considerado um dos mais difíceis e concorridos do país, um novo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) foi autorizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O certame contará com 50 vagas, e o salário inicial é de R$ 20,9 mil.
O cargo ofertado é para terceiro-secretário, que é o início da carreira diplomática. Esses são servidores públicos concursados que representam o Estado brasileiro no exterior, negociando os interesses do país em conferências internacionais.
O processo seletivo é realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Itamaraty. A primeira fase contará com prova objetiva, de caráter eliminatório.
Os candidatos convocados para a segunda fase serão aqueles mais bem classificados na primeira, respeitando as políticas de inclusão de pessoas negras e com deficiência.
Durante essa nova etapa, haverá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. Será exigida uma nota mínima para aprovação no conjunto das provas da segunda fase.
Vale salientar que pode se tornar diplomata qualquer cidadão brasileiro nato com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação.