Cavalos morrem após consumo de ração produzida em Goiás; um deles valia R$ 12 milhões

Ministério da Agricultura e Pecuária apura 70 óbitos em Goiânia e em outras localidades do Brasil

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Cavalos morrem após consumo de ração produzida em Goiás; um deles valia R$ 12 milhões
Cavalos mortos após ingerirem ração contaminada. (Foto: Arquivo Pessoal)

Estimativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) indicam que ao menos 222 equinos faleceram após consumirem rações fabricadas pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. Em Goiás, de acordo com o órgão, foram confirmados 4 falecimentos, e outros 70 estão sendo investigados em Goiânia.

De acordo com o Mapa, no dia 26 de maio deste ano, uma denúncia sobre os casos foi enviada por meio da Ouvidoria. Desde então, a Fiscalização Federal Agropecuária está realizando investigações nos locais onde foram reportados casos de adoecimento ou óbito.

Até o momento, os casos têm apresentado relação com o consumo de rações da empresa. Além de Goiás, foram confirmadas mortes de equinos em São Paulo (83), Rio de Janeiro (69), Alagoas (65) e Minas Gerais (1).

Também estão sendo investigados óbitos nos seguintes locais: 40 na Bahia, 34 em Jarinu (SP), 10 em Santo Antônio do Pinhal (SP), 18 em Uberlândia (MG), 8 em Guaranésia (MG), 8 em Jequeri (MG) e 7 em Mariana (MG).

O órgão afirma que a apuração dos casos vem sendo dificultada pela ausência de comunicação formal à Ouvidoria, além da natureza dos sintomas apresentados pelos animais, que podem surgir tardiamente após a interrupção do uso da ração.

Desde o surgimento da primeira denúncia, foram realizadas duas fiscalizações no único estabelecimento da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. Na inspeção, foram constatadas irregularidades que motivaram a suspensão cautelar da atividade de fabricação de todas as rações da empresa.

A empresa, por sua vez, já requereu mandado de segurança contra as medidas adotadas, e o Mapa já prestou os devidos esclarecimentos ao Poder Judiciário.

O Ministério também suspendeu a comercialização de todos os produtos da Nutratta Nutrição Animal Ltda.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade