UEG se posiciona após Wilker Leão anunciar matrícula em unidade de Formosa
Youtuber ganhou notoriedade por filmar professores e alunos sem consentimento e, em seguida, debochar deles em seu canal

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) emitiu uma nota, afirmando que não vai tolerar condutas que possam prejudicar a instituição ou o processo de ensino e aprendizagem.
O anúncio vem após o youtuber de direita Wilker Leão, conhecido por suas polêmicas e por ter sido expulso da Universidade de Brasília (UnB), anunciar nas redes sociais, na última terça-feira (30), que pretende concluir sua graduação na unidade de Formosa, no entorno do Distrito Federal.
O produtor de conteúdo ganhou notoriedade por filmar professores e alunos sem consentimento e, em seguida, debochar deles em seu canal.
- Chuva provoca instabilidade na energia elétrica e deixa moradores e comerciantes do Jundiaí no escuro
- Influencer de Itumbiara manda mãe cuidar do filho após comentário sem noção: “não sou YouTube Kids”
- Senac Anápolis abre inscrições para 17 cursos profissionalizantes em 2026; saiba como se candidatar
Essa prática, que culminou em sua expulsão do curso de História da UnB há cerca de um mês, após um processo disciplinar, agora coloca a UEG em uma posição de vigilância.
Em um vídeo sobre seu processo disciplinar na UnB, o youtuber chegou a declarar que cursava História “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias. Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal”.
Diante desse histórico, a UEG se antecipa e reforça o compromisso com um ambiente acadêmico respeitoso.
A instituição, por meio de nota, esclarece que, embora não haja impedimento para gravações em sala de aula, estas devem ter finalidades estritamente acadêmicas, como apoio aos estudos dos discentes.
A universidade ainda é categórica ao afirmar que, caso seja constatado o uso de gravações para outros fins que causem prejuízos, medidas cabíveis serão adotadas para garantir o adequado andamento das atividades acadêmicas e o cumprimento da legislação e das normas institucionais.
Confira, a seguir, a nota emitida pela UEG:
“A Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que assegura um ambiente acadêmico plural e respeitoso, pautado pelo cumprimento da legislação e das normas institucionais.
A instituição entende que não há impedimento para a realização de gravações em sala de aula, desde que destinadas exclusivamente a fins acadêmicos, como apoio aos estudos dos discentes.
Entretanto, caso seja constatado o uso de gravações para finalidades diversas, que venham a causar prejuízos à instituição ou ao processo de ensino e de aprendizagem, poderão ser adotadas as medidas cabíveis, de modo a garantir o adequado andamento das atividades acadêmicas.“
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!





