Ferrovia que vai ligar Brasília ao mar ganha previsão para entrega
Proposta vai além do transporte de cargas e também quer incluir passageiros nas viagens

Um novo projeto ambicioso promete ligar Brasília às praias do Espírito Santo, passando por Goiás e Minas Gerais. A Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek planeja contar com mais de 1.300 km de trilhos.
A rota sai do Distrito Federal (DF) rumo a São Mateus, no Espírito Santo. No estado goiano, a passagem é por um trecho pequeno de Formosa, na fronteira com Minas Gerais.
Ao todo, 38 municípios compõem o trajeto. A ideia é de que o transporte inicial seja de cargas, escoando a produção do Centro-Oeste rumo ao litoral. Posteriormente, passageiros podem ser incluídos na proposta.
O empreendimento é parte do programa Pró-Trilhos, do Governo Federal, e tem previsão de entrega para 2030/31. A autorização é da Petrocity Ferrovias, empresa privada que diz que o investimento estimado é de R$ 15,5 bilhões.
O valor inclui construir a ferrovia e sete portos secos ao longo do caminho, hubs logísticos que facilitem o transporte de commodities e outras cargas.
Atualmente, o processo está em fase de análise ambiental pelo Ibama, ou seja, aguarda a entrega do Estudo de Impacto Ambiental para avaliar a viabilidade da obra.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!