Conheça cidade goiana que é nacionalmente famosa por conta de uma simples piada
Apesar dos rumores, município reserva cachoeiras de fácil acesso, festa e frutas típicas do Cerrado a quem decidir ir contra o ditado

Imagine crescer em uma cidade que é nacionalmente famosa por conta de uma simples piada. Os 7.167 moradores de Faina, no Noroeste goiano, devem conhecer bem a sensação: é que o município passou anos ganhando projeção com uma única história.
Diz o conto popular que um homem estava a caminho da região do Rio Araguaia com a intenção de abandonar alguns gatos.
Passando por Faina, ele decidiu deixar ali os animais. Ao avistarem a cidade, entretanto, conta a história que os gatos logo reclamaram: “Na Faina, não!”.
História conhecida entre os moradores, a piada já compôs o repertório dos comediantes Nilton Pinto e Tom Carvalho, tanto em shows quanto em gravações.
Também já foi mencionada por Leonardo em rede nacional, durante o Domingão, à época apresentado por Fausto Silva. História contada, o cantor é questionado sobre o município e até chega a começar: “Faina é um lugar maravilhoso”. Logo muda de ideia, brincando: “vou mentir também não. Calor desgraçado, lá”.
A piada ganhou tanta repercussão que, em 2019, os fainenses organizaram um movimento com o lema “Faina, sim”. O objetivo era simples: mudar a imagem que se espalhou da cidade.
A campanha mencionava o que o município tem a oferecer aos visitantes: cachoeiras de fácil acesso, a festa do peão do Vale do Araguaia, e as frutas típicas do Cerrado.
Segundo a Administração Municipal, a história de Faina começou em 1952, quando dois desbravadores penetraram o sertão em busca de novas terras para se fixarem. Eles deixaram a fazenda Capim Puba e partiram para Goiás.
O município se emancipou em 1º de junho de 1989, e hoje oferece aos turistas e moradores uma coleção espetacular de cachoeiras e trilhas. Os cenários se erguem em meio a uma região de serras.
Além dos rios do Peixe I e Peixe II, Faina tem, por exemplo, a Cachoeira da Associação Campo da Paz – são oito metros de queda d’água que desaguam em um lago esverdeado.

Cachoeira da Associação Campo da Paz e Cachoeira na Serra do Faina. (Foto: Erica Medeiros/Google Maps e Ygor Andrade/Google Maps)
Mas é preciso atenção: o espaço fica dentro de uma propriedade privada, então é necessário ter autorização para entrar. A Cachoeira na Serra do Faina é outro exemplo de paisagem: a água cai em cascatas, espalhando-se pelas pedras que compõem o relevo.
O município também é caminho para quem vai até Aruanã. Vale a parada: é possível encontrar diversos pratos típicos e iguarias goianas em lanchonetes e restaurantes da cidade.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!






