Conheça a cidade goiana que já teve nome de país, lenda e até time de futebol

História foi marcada por vai-e-vem na escolha da nomenclatura, mas acabou retornando às origens

Natália Sezil Natália Sezil -
Vista aérea da cidade de Palmeiras de Goiás.
Vista aérea de Palmeiras de Goiás. (Foto: Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás)

Escolher um nome para alguém parece uma decisão definitiva. Afinal, se uma pessoa recebe um nome ao nascer, pode até optar por mudá-lo alguns anos depois, mas a primeira palavra usada para defini-la ainda fica marcada.

Mesmo assim, algumas cidades podem passar por várias nomenclaturas antes de chegar àquela que vai durar mais tempo. É o caso de Palmeiras de Goiás, município situado no Centro do estado que já percorreu uma longa trajetória antes de ser conhecido assim.

Quando as terras começaram a ser ocupadas, em 1800, foram primeiro chamadas de Sítio das Palmeiras. Os milhares de coqueiros existentes na região ditaram a escolha.

A partir daí, a história passou por alguns encalços. Segundo a Administração Municipal, 800 alqueires foram doados a uma família e foi feita a promessa de que uma igreja seria construída ali.

Palmeiras de Goiás. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Palmeiras de Goiás)

Quando decidiu-se por mudar a sede do templo religioso, dedicado a São Sebastião, o nome também mudou. Instalando-se onde antes morava o garimpeiro Jonas Alemão, o povoado passou a ser conhecido como São Sebastião do Alemão.

A nomenclatura persistiu quando o local ganhou a condição de vila, em 1892, e mesmo quando se tornou cidade, em 1905. Mudou em 1917, voltando a ser Palmeiras – mas isso também não resistiu.

Em 1943, Palmeiras passou a se chamar Mataúna. A referência seria à lenda de Janjão, conhecido como o “herói de Mataúna”. Voltaria ao nome anterior em 1947, ganhando “de Goiás”, para diferenciar-se de outras localidades brasileiras.

Atualmente, a cidade que leva (coincidentemente) o nome de um time brasileiro de futebol abriga 34.375 pessoas. Aos curiosos, a população caberia inteiramente no Allianz Parque, estádio oficial do Palmeiras, em São Paulo. A capacidade é de 43.713 ocupantes.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias