Bombeiro anapolino de folga ajuda a salvar idoso que sofria parada cardíaca na rua: ‘foi questão de segundos’

Policial à paisana também participou do socorro, que foi repentino e demandou atuação imediata dos militares

Natália Sezil Natália Sezil -
Cabo Caetano teve atuação essencial para salvar idoso que passava mal.
Cabo Caetano teve atuação essencial para salvar idoso que passava mal. (Foto: Acervo Pessoal e Reprodução)

A atuação de um bombeiro anapolino, em um dia de folga, foi elemento essencial para que um idoso, de 72 anos, sobrevivesse à uma parada cardiorrespiratória em Aruanã, no Oeste goiano, na manhã da última quinta-feira (23).

Cabo Caetano, bombeiro militar que trabalha há 12 anos na cidade, contou ao Portal 6 que passava em frente a um mercado quando notou uma movimentação estranha e percebeu que um idoso passava mal.

Acostumado a ações de salvamento, a reação do profissional foi rápida: ele desceu correndo da caminhonete em que estava e foi até o veículo do idoso. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança.

No local, o anapolino encontrou outro militar à paisana que já havia parado para ajudar, o subtenente Ferreira, da Polícia Militar Ambiental. A situação se agravou quando eles já estavam a postos.

“De repente, o senhor deu uma parada cardiorrespiratória. Foi quando orientei o Subtenente Ferreira a descer a vítima para o chão e efetuar as manobras“, detalhou o bombeiro.

Nesse momento, o idoso já apresentava sinais de engasgo. O salvamento foi feito em conjunto: enquanto o Cabo Caetano desobstruía as vias aéreas da vítima, o Subtenente realizava massagens cardíacas.

Quando o idoso voltou a respirar, a orientação foi que um dos militares o acompanhasse ao hospital – o que o bombeiro detalha que deve ser o procedimento padrão: “situação de parada cardíaca tem que deslocar o mais rápido possível para a unidade de saúde”, ressaltou.

“Graças a Deus deu tudo certo, a vítima está ok e não aconteceu mais nada posteriormente. Mas caso demorasse para ter esse primeiro atendimento, poderia ter acontecido algo pior”, afirmou.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade