O alerta do delegado Manoel Vanderic para o feriadão prolongado de finados
"Estamos adentrando agora o mês de novembro e já computamos 92 mortes no trânsito esse ano, além das centenas de lesões graves", relata o delegado
A população de Anápolis está prestes a embarcar em um largo período de descanso, que se inicia neste sábado (30) e segue até o final da terça-feira (02), no feriado de Finados.
Em períodos assim é muito comum as pessoas planejarem viagens ou visitas a estabelecimentos de lazer durante o tempo livre.
Aliado à isso, o município também será anfitrião de diversos shows e eventos de grande porte, recém-liberados após decreto que flexibilizou ainda mais as medidas contra a pandemia da Covid-19.
Esta mobilização conjunta, entretanto, resulta em um maior agrupamento e aumenta a possibilidade de acidentes, especialmente quando a bebida alcóolica também é inserida nos planos.
É o que alertou Manoel Vanderic, titular da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), em entrevista ao Portal 6.
“Estamos adentrando agora o mês de novembro e já computamos 92 mortes no trânsito de Anápolis esse ano, além das centenas de lesões graves. Cerca de 30% dessas ocorrências mais severas, que acabam em morte ou ferimentos, são decorrentes da embriaguez ao volante”, pontuou.
Ele também destacou que, diferente de situações de doenças terminais e problemas de saúde em geral, os acidentes de trânsito podem ser facilmente evitáveis, com um mínimo de consciência e responsabilidade.
“O álcool na direção toma das pessoas muito mais do que bens e patrimônio, que podem muito bem ser recuperados, ele toma a vida, o legado”, afirmou.
Com todas essas preocupações em mente, Vanderic disse também que irá reforçar as operações de fiscalização durante o período, a fim de prevenir ao máximo os acidentes e assegurar a população.
“A empatia tem que ser estendida para a vida dos outros, muito além da nossa. Vale lembrar que esse feriado é de Finados, em homenagem aos mortos. Muitas mães estarão presas na frente dos túmulos dos filhos por conta da ação de outras pessoas, que diziam estar apenas se divertindo”, concluiu.